quarta-feira, 1 de maio de 2013

Artista plástico estimula arte em defesa dos animais do Pantanal

Cultura

  
Da Redação
A arte como instrumento de conscientização da importância de preservar os animais do Pantanal. Essa foi a estratégia escolhida pelo artista plástico mato-grossense, Victor Hugo, ao decidir produzir um livro e um caderno para colorir sobre os animais do Pantanal, como a onça pintada, a arara-azul e o tatu-bola, que o mascote da Copa do Mundo de 2014.
Patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, o material foi distribuído nesta segunda-feira (29.04) em Lima, capital do Peru, onde Cuiabá foi a anfitriã do Goal To Brasil, evento promovido pelo Governo Federal para destacar as 12 cidades-sede do Mundial como destino turístico do mercado internacional. Os livros e cadernos, produzidos em inglês e espanhol, também foram entregues a 250 alunos de uma escola peruana na qual a Embaixada brasileira desenvolve um projeto que possibilita o aprendizado da língua portuguesa.
De acordo com Victor Hugo, cada um dos 15 animais citados no livro foram concebidos por meio da técnica do óleo sobre tela para depois serem reproduzidos na publicação. Já as ilustrações do caderno para colorir foram desenhadas à mão pelo artista.
“O tatu-bola é um mamífero da família dos tatus. Ele tem pés pequenos, é de cerca de 30 centímetros de comprimento, tem três cintas móveis e tatus são os únicos capazes de dobrar-se completamente dentro de sua concha, formando uma espécie de bola, gerando daí o seu nome. Tal espécie possui apenas quatro dedos em cada pata anterior”, explica Victor Hugo no livro.
Um dos animais que também chamam a atenção é o tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal. Podendo atingir de 1,60 m de altura e 2,80 m de ponta a ponta das asas, o tuiuiú se alimenta de peixes, insetos, caramujos, pequenos mamíferos e aves.
O ARTISTA
Natural de Itiquira (MT), Victor Hugo começou a sua carreira em 1968 pintando cartazes em cinemas de Cuiabá. Conhecido internacionalmente, ele já retratou várias personalidades, como o Papa João Paulo II, o jornalista Roberto Marinho, o ex-presidente Lula, Papa Bento XVI e imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Ilustrou cinco livros sobre educação ambiental, escritos pelo prof. Arnaldo Niskier (ABL): “Uma aventura no Pantanal – 1991”; “Chapada, um mistério de outro mundo – 1992”; “liberdade para as araras azuis – 1993”; “Bafafá no reino dourado – 2002”; e “Uma aventura no Pantanal - 2003”, que foi editado em japonês pela Universidade de Kyoto.
Victor Hugo também realizou várias exposições no Brasil e exterior. Atualmente trabalha com o Projeto Fauna Mataviva – a arte em defesa dos animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado, com exposições a céu aberto nos parques da cidade.
 fonte:odocumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão