sábado, 4 de maio de 2013

Cão morre eletrocutado em corrida na Flórida



Por Patricia Tai (da Redação)
Foto: Care2
Foto: Care2
Na última terça-feira, o Jornal Herald-Tribune do condado de Sarasota, na Flórida, divulgou o caso de dois cães da raça Greyhound (Galgo inglês) que sofreram lesões fatais no Sarasota Kennel Club, incluindo um cão que morreu eletrocutado. O incidente, cujas conclusões foram divulgadas apenas agora, vinha sendo alvo de uma investigação estadual aberta em fevereiro após uma denúncia por parte de um informante confidencial da ONG americana GREY2K. As informações são da Care2.
Infelizmente, a investigação do estado confirmou que o informante estava certo sobre o destino do cão que se chamava Raiders Uncle Mo, que morreu no dia 9 de fevereiro. Nesta que foi, aparentemente, a terceira vez que foi submetido a competições, o cão de dois anos de idade colidiu com outro galgo durante a corrida, tropeçou e caiu sobre uma fiação eletrificada que estava localizada sob o guard rail. De acordo com relatório de um veterinário, a causa da morte de Raiders foi listada como eletrocussão.
Apesar da morte de Raiders, o “negócio” continuou como de costume na pista. De acordo com o relatório do estado, não houve interrupção de posições devido ao incidente e a corrida foi declarada “oficial”. Além disso, o operador de pista disse que ele estava “grato por ninguém ter ficado gravemente ferido”.
Esta não é a primeira vez que é registrada a morte de galgos nas pistas de Sarasota. O informante disse ao Herald-Tribune que o segundo cão morreu no local semanas antes, sob circunstâncias similares. Foi confirmado pela divisão estadual que o cão Yukon Joe perdeu o controle após bater no guard rail, e então continuou a correr e teve um colapso. A causa da morte foi listada como “desconhecida; a considerar eletrocussão, ataque cardíaco, derrame cerebral, aneurisma, etc”.
Outra investigação do estado indica que no mínimo 14 galgos morreram no Sarasota Kennel Club entre Novembro de 2009 e Abril de 2010, incluindo três que morreram no mesmo dia.
Chamado pelo Herald-Tribune para comentar o caso, o diretor de corridas Thomas Bowersox caiu em contradição e disse que não há como ter certeza de que Raiders Uncle Mo morreu por eletrocussão “ou outro motivo”. Então ele disse: “Cães são eutanasiados por outras razões além de acidentes”.
Thomas também disse ao repórter que os registros de acidentes na pista estão abertos para inspeção, mas acrescentou que preferia não enviá-los. Isso ocorreu logo após a GREY2K ter encaminhado ao Kennel Club uma carta pedindo estes registros.  A ONG afirma que não recebeu resposta.
O caso trouxe à tona fatos e números referentes a estes tristes episódios – em se tratando apenas do Sarasota Kennel Club, sem contar os demais canis que exploram cães para estes fins.
Segundo a reportagem, a triste morte de Raiders Uncle Mo é mais um exemplo da necessidade desses fatos estarem disponíveis ao público. Se não fosse a denúncia anônima, seu destino seria simplesmente varrido como o de outros cães, cujas mortes em situações similares passaram e passam desapercebidas.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão