sábado, 15 de setembro de 2012

Animais também sofrem com o calor em Uberlândia, MG

Nos últimos dias o assunto mais comentado tem sido o calor. Para se refrescar, vale tudo: roupas leves, sorvete e ventiladores. Mas quem também sofre com as temperaturas elevadas são os animais de estimação. Segundo veterinária, para eles a situação é ainda pior.

Megue tem um ano e adora passear. Mas por causa do calor, a cadelinha da raça Shitsu tem ficado mais em casa. Para se refrescar ela adotou algumas estratégias, conforme a dona de casa Eliane Lima. “Ela fica procurando uma sombra, uma terra no jardim, fica deitada na varanda e toda hora está perto da vasilha de água. Ela também fica 'cavoucando' no terreiro”, contou.

Já Anastácia fica deitada a maior parte do tempo na parte mais fresca da casa. Nem mesmo a palavra ‘passear’ a anima. A dona, Karoline Ferreira, revelou como têm sido os dias da cadelinha. “A gente chama para sair, mas ela não quer. Está bebendo muita água e fica triste, toda hora com a língua para fora”, lamentou.
A dupla Belinha e Duda também sofre. Com muitos pêlos, elas sentem ainda mais calor e parecem estar sempre cansadas. A dona de casa Fernanda Moreira de Souza, que toma conta das cachorras, sabe o que fazer para deixá-las mais animadas. “Elas adoram mastigar gelo”, contou.

O calor chega a mudar o comportamento de alguns animais de estimação. No entanto, para refrescar os bichinhos, alguns cuidados são necessários, conforme a veterinária Camila Almeida. “Eles não têm as glândulas sudoríparas, que é a glândula do suor que o homem tem. Isso aumenta a temperatura corporal deles, fazendo com que sofram muito com esse calor. O ideal é aumentar a quantidade de banhos durante a semana, fazer tosa, água em abundância e não caminhar com os animais no sol. E sempre que for caminhar, antes das 10h e após às 17h”, ensinou.

Com todos estes cuidados as lojas especializadas estão tendo mais trabalho. “A movimentação é sempre maior nesta época. Aumenta de 70% a 80%”, comentou Eliane Santana, funcionária de um pet shop da cidade.
fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão