quarta-feira, 23 de maio de 2012

Abandono de animais vai provocar multa em Jundiaí (SP)


naugurada há pouco mais de um ano, a Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal funciona apenas nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, animais atropelados ou com alguma doença dependem da boa ação dos Bombeiros.
Para o vereador Leandro Palmarini (PV), que nesta terça-feira coloca em votação na Câmara um projeto de lei sobre abandono de animais, inúmeros pedidos já foram feitos para a Secretaria de Saúde (responsável pelo serviço sediado no Corrupira) colocar equipes ou um celular de plantão aos fins de semana e feriados.
“Não é apenas o fato de tirar os animais das ruas. Precisamos ter equipamentos adequados na remoção. Muitas vezes um animal ferido acaba machucando a pessoa que está fazendo o resgate, por conta da dor”, afirma.
O projeto de lei desenvolvido pelo vereador prevê punição, em forma de multa para quem abandonar qualquer bicho. Segundo ele, a proposta vem de encontro com a Lei Federal 9650 que prevê prisão de três meses a um ano. Em Jundiaí, além disso, a pessoa poderá pagar multa de R$ 1 mil, para animais de pequeno porte e R$ 3 mil para grande porte.
“Sabemos que condenação menor de dois anos tem um baixo potencial ofensivo, ou seja, a pessoa vai acabar doando cesta básica ou realizar trabalho voluntário”, afirma.
Por isso, ele acredita que com a aplicação da multa fecha o cerco quanto o abandono. Segundo o vereador, ficará de responsabilidade do poder público aplicar a notificação, porém, a fiscalização será feita pela  sociedade, uma vez que é preciso ter provas para justificar o abandono.
Limitação
A Secretaria de Saúde informa, em nota, que a coordenadoria foi criada para desenvolver atividades que reduzam o crescimento desordenado de animais domésticos abandonados. Mas não tem entre suas atribuições seu recolhimento das ruas, apenas em casos excepcionais como feridos.
Fonte: Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão