quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bois que seriam mortos pelo CCZ de Guarulhos (SP) ganham liberdade


                                                                         




Foto: divulgação
Após aproximadamente 10 dias de duras negociações entre o deputado Feliciano Filho, o Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos e a Coordenadoria Estadual de Defesa Agropecuária, 21 de 24 vacas que seriam mortas foram liberadas no sábado (19) e encaminhadas, pela União Protetora dos Animais (UPA), a uma propriedade rural. Lá, ficarão separadas para não procriarem mais e terão sua merecida ‘aposentadoria’, uma vez que jamais serão comercializadas.
Na madrugada de domingo para segunda, uma dessas vacas deu cria de uma linda bezerrinha, o que elevou o total de animais salvos a 25. “Nós lidamos com vidas,” desabafou o deputado Feliciano. “Antes de começarmos o carregamento elas estavam todas juntas e algumas faziam carinho nas outras, lambendo-lhes o rosto. O mesmo sentimento que nós, seres humanos, temos, elas também têm. Nunca vou me esquecer de um vídeo que assisti, de uma vaca correndo atrás de um caminhão que levava seu filhotinho para fazer vitela. É com muita alegria que temos a certeza de que pelo menos estas vaquinhas e bezerrinhos ficarão juntos para sempre.”
Nota oficial
A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota em resposta à denúncia publicada na ANDA de que 25 bois recolhidos seriam abatidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarulhos (SP).
Os animais abandonados e famintos seriam transportados em caminhões para um abatedouro em Piracicaba.
De acordo com informações da nota, ocorreu uma tentativa de transporte dos animais para o abate sanitário, que não foi efetivada pois houve uma reconsideração por parte das autoridades do Estado.
Veja a nota na íntegra:
Nota à imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, no início deste mês, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu um total de 24 bovinos que estavam soltos em importantes vias públicas da cidade, sem seus proprietários, expondo motoristas e pedestres a risco de acidente grave e até morte.
Por não se tratar de animais domésticos, o CCZ, em atendimento ao Decreto Estadual 45/2011, fez a comunicação do recolhimento à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que efetuou a apreensão dos animais e determinou, num primeiro momento, o abate sanitário dos bovinos.
Dessa forma, o CCZ tornou-se apenas o local de guarda desses animais, uma vez que eles já estão apreendidos pelo governo do Estado. No entanto, desde que deram entrada no local, eles estão recebendo todos os cuidados necessários, tendo sido inclusive tratados contra ectoparasitose (carrapatos).
Além disso, desde o início do mês, o CCZ, em parceria com as entidades de proteção animal, vem tentando buscar uma solução alternativa para preservar a vida e bem-estar dos animais e, ao mesmo tempo, a saúde da população. Apesar dos esforços nesse sentido, nesta segunda-feira (14) ocorreu uma tentativa de transporte dos bovinos para o abate sanitário, que acabou não se efetivando, pois houve uma reconsideração por parte das autoridades do Estado.
Portanto, por ora os animais permanecem no CCZ no aguardo de vacina contra a febre aftosa e de exames laboratoriais para a detecção de brucelose e tuberculose, análises que deverão definir o destino final dos bovinos.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão