quinta-feira, 24 de maio de 2012

Órgão explica grande armazenamento de comida das baleias azuis




Foto: Getty ImagesBaleia azul: maior animal vertebrado do planeta tem orgão sensorial para ajudar a estocar quantidade máxima de alimento
A descoberta de um orgão sensorial perto da boca de baleias azuis, minke e jubarte podem explicar como estes animais conseguem se alimentar dentro da água. A maneira como as baleias captam e armazenam alimento era algo pouco compreendido pela ciência. O que se sabia é que em uma só abocanhada, que dura cerca de 6 segundos, elas engolem cerca de 80 m3 de água e alimento, volume igual ou maior que o volume do próprio corpo dos animais.

Infográfico: Veja quais são os maiores animais do mundo
De acordo com pesquisadores da Universidade de da Columbia Britânica e do Instituto Smithsonian, o órgão coordena várias partes da boca do animal durante a estocagem de alimento para que a capacidade seja máxima. “O órgão está localizado entre os ossos da mandíbula  e a garganta para coordenar a abertura e o fechamento da boca”, disse ao iG Nick Pyenson, paleobiólogo do Instituto Smithsonian e autor do estudo publicado na edição desta semana do periódico científico Nature.

Leia também:Baleias-jubarte se aproximam de caiaque, nos EUA 
Baleia recordista viaja 10 mil km do Brasil ao Oceano Índico para acasalar 
Baleias azuis já tiveram dentes 
Cientistas propõem mercado de baleias 
Poluição sonora nos oceanos estressa baleias, diz estudo 
Número recorde de baleias é avistado na Antártida 

As espécies de baleia que têm este órgão apresentam diferentes hábitos alimentares. As minke comem prioritariamente peixes, enquanto as baleias azuis se alimentam quase que exclusivamente de krill, um minúsculo crustáceo. O armazenamento de alimento é parte fundamental para a sobrevivência destes gigantes. Calcula-se que cada abocanhada capture de 10 a 20 quilos de alimento para estocagem.
Foto: SmithsonianIlustração mostra o órgão recém-descoberto em baleias azuis, que ajuda com sua alimentação
Pyenson explica que o órgão, que tem o tamanho de uma toranja, ajuda na abertura da mandíbula das baleias, informando ao animal quando a expansão da garganta atinge a capacidade máxima. Além disso, os pesquisadores também acreditam que ele possa mandar informações para o cérebro sobre estratégias para a estocagem de alimento, como a movimentação da mandíbula, virada da língua e a expansão das pregas da garganta e camadas de gordura. “Baleias deste grupo não mastigam, pois não têm dentes, elas engolem a presa de uma vez ” disse Pyenson.

A descoberta foi feita a partir da análise de amostras coletadas de carcaças de baleias fin e minke capturadas dentro da cota de abate de baleias determinada pelo governo da Islândia. Os pesquisadores então realizaram exames de tomografia e raio-x para analisar o novo órgão.
O estudo afirma que o órgão sensorial foi fundamental para que estas espécies desenvolvessem corpos tão grandes. A baleia azul, por exemplo, é o maior animal que atualmente habita o planeta. “As características físicas requereram que a capacidade de armazenar alimento se desenvolvesse antes dos grandes animais observados hoje nestas espécies de baleia. É possível que sem este órgão, elas não se tornassem os maiores animais do planeta”, disse Bob Shadwick da Universidade de Columbia Britânica, também autor do estudo. 
fonte:ultimosegundo.ig

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão