domingo, 9 de março de 2014

Elefantes avisam uns aos outros que pessoas estão por perto


(da Redação)
elefantes
Como as taxas de caça disparadas nos últimos anos, os seres humanos representam grande ameaça para elefantes africanos. De acordo com um novo estudo, esses animais desenvolveram um som específico para avisar uns aos outros sobre o perigo representado pelas pessoas. As informações são do The Dodo.
Pesquisadores da Universidade de Oxford conduziram experimentos de áudio envolvendo manadas de elefantes no Quênia. Quando o som de vozes humanas, gravado a partir de uma tribo local, foi tocado a um grupo desses animais, eles reagiram imediatamente, tornaram-se vigilantes e fugiram enquanto emitiam um som grave distinto, com suas gargantas.
Os cientistas então fizeram o teste com outro grupo de elefantes e a reação foi a mesma – o que indica que o som emitido pelos animais serve como um alarme para alertar os outros que o perigo está próximo. Este barulho parece conter não só um aviso para fuga, mas as informações sobre o tipo de ameaça também.
Elefantes apresentados com outro som ameaçador, o de enxame de abelhas, produziram ruídos e reações totalmente diferentes. Eles reagiram batendo as orelhas e fugindo como se as abelhas estivessem realmente presentes como sugeriu a gravação.
“Nossos resultados mostram que a os alarmes emitidos por esses animais pode diferenciar dois tipos de ameaça e o nível de urgência que ela representa”, diz a pesquisadora Lucy King.
Curiosamente, a análise acústica mostrou que a diferença entre o “alarme de abelhas” e o “alarme de humanos” é o mesmo que uma vogal na linguagem humana, o que pode alterar o significado das palavras. Os elefantes usam isso para diferenciar o tipo de ameaça que eles experimentam, e assim dar avisos específicos para outros que podem decifrar os sons.
Infelizmente, os seres humanos dão aos elefantes motivos para se preocuparem. Dezenas de milhares desses seres são mortos por ano em toda a África a uma taxa de cerca de um a cada quinze minutos
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão