sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pets podem trazer benefícios para os donos

Amigos para qualquer hora, principalmente quando o ‘bicho homem’ chega à terceira idade




Arquivo pessoalBoa amizade: o fox paulistinha Lord e o aposentado Thomaz Gomes MonteiroBoa amizade: o fox paulistinha Lord e o aposentado Thomaz Gomes Monteiro
Gatos, cachorros, aves e outros animais domésticos são bons companheiros dos humanos em qualquer fase da vida. Porém, médicos e veterinários acreditam que a convivência com eles é principalmente benéfica para os idosos.
“Todos os indícios na prática, além de estudos sobre o assunto, provam isso”, afirma o médico geriatra Júlio Horta.
Os benefícios são variados – da prática de atividades físicas até a socialização, passando por um antídoto contra o fantasma da depressão. “O idoso que acaba sendo obrigado a sair de casa para cuidar do animal aumenta a rede de contatos”, explica Júlio. “O pet é capaz de tirar o indivíduo daquele estado de solidão. Ele faz amizade até com o veterinário”, completa a veterinária Isabela Lazzari Gomes Neves.
Isabela fala com propriedade não só de veterinária, mas também como de filha de idoso. O pai dela, o bancário aposentado Thomaz Gomes Monteiro, 87 anos, é dono fox paulistinha Lord, 2.
Segundo Isabela, a convivência entre os dois é ótima e faz muito bem para a saúde do pai.
Há estudos que falam também sobre as vantagens do convívio de bichos de estimação com pacientes que sofrem de mal de Alzheimer. “Acredito que pode ser bom nas fases iniciais da doença. Depois, a companhia de um cachorro, como um labrador ou golden retriever, pode ser mais para ajudar a família. Por exemplo, ele pode latir avisando que o paciente saiu de casa ou está precisando de auxílio”, diz o médico.
Parcimônia /  Porém, quando os pets dividem o mesmo teto que um idoso, é preciso redobrar a atenção com a higiene. “Banho toda semana, controle rígido de pulgas e carrapatos e, principalmente, em relação às doenças de pele, como micoses, que podem passar para o dono”, decreta Isabela.
Além disso, é necessário escolher bem o tipo do animal. “Eu recomendo raças de pequeno porte, como poodle, pintcher e lhasa-apso. Um cachorro grande pode ser arriscado”, sugere a veterinária. Agora, se a preferência for mesmo por um pet maior, é bom que esse animal seja adestrado e calmo.
Gatos também são bons amigos, mas eles são animais independentes e, antes de mais nada, é preciso conquistá-los para poder desfrutar de sua companhia.
redebomdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão