terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Os moradores se enfrentam bulldozers palma empresa de petróleo

Aldeões em East Kalimantan província da Indonésia estão em quadratura off contra tratores de uma empresa de óleo de palma em uma disputa em andamento direitos terra que alguns temem observadores podem transbordar em violência.
PT Munte Waniq Jaya Perkasa mudou-se para as florestas ao redor Muara Tae, um vilarejo no oeste de Kutai, e começou a limpar a terra para a conversão para a produção de óleo de palma, apoiada pela polícia e outro pessoal de segurança alegados por testemunhas a ser fora-de-uniforme militar.
Fontes relatam que tratores da empresa têm limpado a cerca de cinco hectares por dia durante a semana passada. Com a situação a ponto de crise, a Agência de Investigação Ambiental (EIA) e seu parceiro Indonésia medo Telapak o conflito poderia ter repercussões sobre a violência.
Benuaq menina e NCAP payang árvore (c) EIA / Telapak
A depuração segue diretamente nos calcanhares de uma mudança formal na propriedade corporativa da empresa. Em 31 de outubro de 2011, recursos de TSH, um óleo de palma e madeira focada grupo participações em Malásia, adquiriu 100 por cento das ações da Halaman Semesta Sdn Bhd ("Halaman '). Ao fazê-lo, Recursos TSH tornou-se proprietário de 90 por cento da PT Munte Waniq Jaya Perkasa (ver TSH documentação Recursosaqui PDF ).
A velocidade do processo de apuramento de Muara Tae sugere fortemente Recursos TSH aumentou a expansão das plantações ante e autorizado rápida para prosseguir, independentemente do conflito em curso.
Esta mudança na propriedade corporativa arrasta Noruega em uma escalada de apropriação de território stand-off sintomático dos problemas fundiários causticantes setor florestal da Indonésia e ameaçando o sucesso da iniciativa REDD + para combater o desmatamento, de que a Noruega é um campeão de liderança.
Em dezembro de 2009, o Governo da Noruega Pension Fund Global (GPFG) realizou 24.200 mil Norwegian Kroner pena (NOK) das ações em Recursos TSH, dando Noruega 1,77 por cento da empresa, durante 2010, a Noruega, na verdade aumentou a sua participação em Recursos TSH para 1.8 por cento, no valor de 39,8 milhões de coroas norueguesas.
Durante o ano passado, a AIA tem vindo a pressionar a Noruega para enfrentar os graves conflitos de interesse gerados por aplicações financeiras de GPFG. Muara Tae é um caso gritante no ponto, com GPFG com investimentos eticamente comprometedoras nas atividades da empresa muito a realização de desmatamento.
Os 638 hectares de floresta para que a PT Munte Waniq Jaya Perkasa reivindicou é a terra em disputa - uma das principais causas do conflito tem sido a incapacidade de reconhecer a posse tradicional da terra da floresta, que tem sido utilizado por gerações, por povo indígena Dayak Benuaq .
Nos últimos 10 meses, residentes Muara TAE tentaram proteger suas terras ancestrais, construindo uma estação de guarda, o mapeamento das fronteiras ea criação de um viveiro de sementes para ajudar a preservar suas florestas.
Os moradores de terras desmatadas na Muara Tae (c) EIA / Telapak
De acordo com Telapak, PT Munte Waniq Jaya Perkasa parece possuir uma licença válida Plantation Comercial (Izin Usaha Perkebunan). No entanto, a empresa ainda não tem uma autorização de direito de uso comercial (Hak Guna Usaha) emitido pela Agência Nacional de Terras (Badan Pertanahan Nasional, ou BPN), colocando um ponto de interrogação sobre o direito da empresa de usar a terra comercialmente.
Telapak apoia activamente a luta do povo local para resolver o conflito e pretende trabalhar com o BPN de atender às reivindicações da comunidade de terra em qualquer autorização final.
O caso é uma lembrança nítida da necessidade urgente de o Governo da Indonésia a cumprir o seu objectivo declarado de priorizar os direitos das comunidades dependentes da floresta. Em um discurso em Lombok, em julho, Kuntoro Mangkusubroto, chefe da Unidade, o Presidente indonésio Special Delivery, anunciou a intenção do Governo de "reconhecer, respeitar e proteger Adat [habituais] direitos".
Kuntoro, que também preside REDD Indonésia + Força-Tarefa, disse que o governo deve acelerar a definição legal das áreas florestais da Indonésia de uma forma que garante o reconhecimento dos direitos consuetudinários. A incerteza da posse legal tem alimentado conflitos na Indonésia, como em Muara Tae, que vão continuar a borbulhar como comunidades florestais da Indonésia esperar para as rodas de reforma para virar.
Grande parte da área florestal em torno de Muara Tae já foi desmatada para plantações de dendezeiros e minas de carvão, deixando-o efetivamente oásis de uma floresta.
Em meados da década de 1990, a empresa de mineração de carvão PT Gunung Bayan Carvão Pratama começou a prospecção e exploração, e ainda está em funcionamento. Em 2007, o óleo de palma plantation empresa PT London Sumatera iniciou suas operações, e no ano passado PT Bornéu Surya Mineração Jaya chegou. Agora PT Munte Waniq Jaya Perkasa juntou-se a corrida para as últimas florestas da região.

.eia-international.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão