sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nova Iorque quer proibir venda de barbatanas de tubarão

 

BARBATANA

Nova Iorque quer unir-se a outros estados e territórios dos Estados Unidos que, nos últimos dois anos, vetaram a venda, posse e comercialização de barbatana de tubarão. Para isso, os deputados apresentaram, na última quarta-feira, dia 12, um projeto de lei na Assembleia Legislativa. As informações são da AnimaNaturalis.

“Retirar barbatanas de tubarão é uma prática irresponsável que mata milhões de tubarões todos os anos e, a menos que atuemos agora, a população de tubarões estará seriamente afetada nos próximos anos”, afirmou a deputada nova-iorquina Grace Meng ao apresentar o projeto de lei.

A deputada de Manhattan Linda Rosenthal assegurou que Nova Iorque não pode continuar sendo “cúmplice” de uma prática “cruel e censurável” que reduziu drasticamente o número de tubarões nos oceanos, e se uniu ao esforço dos outros deputados para vetar a comercialização da barbatana desse peixe no estado.

Por trás do projeto de lei há uma forte representação de organizações ambientalistas e de defesa dos direitos dos animais, como a ONG Oceana, que comemorou os passos dados por Nova Iorque para unir-se a Hawai, Washington, Oregon e Califórnia, e os territórios de Guam e as Ilhas Marianas.

“É uma mensagem importante para o resto do mundo. Não podemos continuar dizimando a população de tubarões”, afirmou o vice-presidente da organização Oceana, Mike Hirshfield, que lamentou a matança desses animais e lembrou o papel fundamental que desempenham na saúde dos oceanos. O cientista, que acrescentou que outros estados como Flórida, Illinois, Maryland e Virgínia também introduziram propostas para vetar o comércio de barbatanas de tubarão, destacou que, na maioria das vezes, há legisladores de origem chinesa por trás dos projetos. “Sem dúvida falamos de um assunto econômico, uma indústria que move 1.200 milhões de dólares ao ano na EEUU, e por isso encontramos resistência desde associações de pescadores a restaurantes, mas também é um tema cultural, e por isso é importante ter o apoio da comunidade chinesa”, disse Hirshfield.

Segundo diversas associações de defesa dos animais, cerca de 73 milhões de tubarões são mortos para retirada de suas barbatanas que são utilizadas no preparo de uma sopa muito cobiçada entre as comunidades asiáticas. As pessoas chegam a pagar duzentos dólares pelo prato nos restaurantes e mercados chineses.

O cientista da ONG Oceana disse que “tomar sopa de barbatana é tão absurdo quanto comer garras de tigre” e acrescentou que além de cruel, esta prática está destruindo os oceanos. Afirmou também que chegou a hora de por fim ao comércio de barbatanas de tubarão.

Atualmente, trinta restaurantes chineses de Nova Iorque incluem em seus menus a cruel sopa. O gerente de um desses estabelecimentos no bairro de “Chinatown” disse que se o projeto de lei for aprovado, não lhes restará alternativa a não ser a de retirar a “iguaria” do cardápio. O gerente, que preferiu não identificar-se por medo de represálias de seu chefe, disse que não se trata de um prato consumido com regularidade, mas reconheceu que é algo “que movimenta muito dinheiro” e que os restaurantes o continuam oferecendo porque há uma clientela fixa disposta a pagar (caro) por ele.

 

anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão