terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Invasão de espécies exóticas na Holanda





A Holanda tem cada vez mais animais e plantas de origem estrangeira. Do mosquito Aedes albopictus ao periquito-de-colar, do caranguejo costeiro japonês à Ambrosia artemisiifolia. Eles entram no país de diversas maneiras, mas sempre através de um mesmo canal: o homem! Que efeitos estas espécies exóticas têm na natureza holandesa?
Com o comércio global e o aumento das viagens internacionais, cada vez mais plantas e animais exóticos chegam à Holanda. Conscientemente ou não. Chegam insetos, por exemplo, junto com um carregamento de bananas; animais marinhos com a água de lastro dos navios, ou sementes de plantas indesejadas no alpiste para pássaros. E as pessoas às vezes trazem para casa animais e plantas exóticos de suas férias no exterior.
Inúmeras espécies novas
“A cada ano chegam centenas de novas espécies à Holanda”, diz Ella de Hulle, uma das fundadoras do Centro Holandês de Espécies Exóticas, em Nijmegen. “Algumas ficam aqui por pouco tempo, porque não sobrevivem ao clima frio. Para outras espécies a Holanda é um lugar perfeito para se reproduzir.” Uma nova espécie que consegue se manter, às vezes se propaga de maneira explosiva. E espécies ‘invasivas’ assim podem ameaçar as espécies nativas.
Os efeitos causados pelas espécies exóticas são variados. Elas enriquecem a biodiversidade, mas às vezes são indesejáveis e até perigosas. Os ratos-almiscarados, por exemplo, debilitam os diques holandeses com seu hábito de cavar buracos; o mosquito Aedes albopictus traz perigos à saúde pública e a joaninha asiática Harmonia axyridis ameaça os insetos nativos. Mas nem todas as espécies exóticas representam uma ameaça. O ganso-do-egito, por exemplo, adaptou-se perfeitamente e não causa nenhum mal.
Exposição
O museu Naturalis, em Leiden, apresenta agora a exposição ‘Nieuw in Nederland’ (novo na Holanda). A mostra traz uma introdução interativa dos efeitos que as espécies exóticas têm na natureza holandesa. Mas independentemente destes efeitos serem bons ou maus, estas espécies são uma festa para os olhos.
nw.nl/portugues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão