sábado, 11 de maio de 2013

Após morte de animais por tuberculose, parque é multado em mais de R$ 250 mil por Ibama



O Pampas Safari de Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS), foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em R$ 255 mil, por de falta de licença ambiental e por expor riscos à saúde pública. De acordo com a superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul, três autos de infração foram lavrados nessa quinta-feira e o parque está interditado desde 21 de março, devido à morte de animais por tuberculose bovina.
O estabelecimento foi multado por ausência de licença ambiental; disseminação de doenças e falta de cuidado adequado, expondo à saúde pública a riscos; e por manter o registro de plantel desatualizado. Segundo o Ibama, os valores são proporcionais à empresa, considerada de pequeno porte. Para o embargo ser suspenso, o Pampas Safari deve apresentar um plano de saneamento do plantel.
Está proibida a entrada e a saída de animais do local – um dos maiores parques naturais da América Latina e que abriga animais selvagens – assim como a circulação de pessoas por tempo indeterminado.
A denúncia sobre as mortes foram confirmadas com a realização de exames no laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e por meio de necropsia. O Ibama não confirmou o número de mortes, mas afirmou que mais de uma espécie de animal teria sido contaminada. Apesar de rara, a tuberculose bovina pode ser transmitida para pessoas. A doença é causada por uma bactéria e os bovinos são os principais hospedeiros, embora outros animais possam ser contaminados.
O Pampas Safari, fundado há 35 anos, fica às margens da ERS 020. É um parque privado, com cerca de 2 mil animais abrigados na área de 320 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão