terça-feira, 7 de maio de 2013

Animais interagem com idosos durante visita terapêutica em Niterói (RJ)


(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)
A Casa de Convívio dos Anawin, em Niterói (RJ), recebeu nesta segunda-feira, uma visita muito especial do Projeto Pêlo Próximo. Cerca de 40 idosas da instituição terão a oportunidade de interagir com os cães e aves, resgatados de maus-tratos, do projeto e participarão de algumas atividades proporcionadas pelos voluntários. Essa será a primeira visita do grupo a Niterói.
O grupo é formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da área de saúde e de voluntários que realizam um trabalho onde é oferecida a oportunidade de entretenimento, motivação, informação, educação e benefícios terapêuticos por meio do contato com os animais, visando sempre à melhoria na qualidade de vida e mudança na rotina de vida diária. Nas principais atividades desenvolvidas se enquadram a TAA (Terapia Assistida por Animais), AAA (Atividade Assistida por Animais) e EAA (Educação Assistida por Animais).
O Projeto conta hoje com um staff de 20 cães co-terapeutas e duas calopsitas que realizam atividades com pacientes como: o contato direto com o animal; e diversos exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade tanto fina quanto global dos assistidos. Fazem parte do quadro de exercícios: escovação, exercícios com arco, exercícios de estimulação usando o boliche e pequenas apresentações de agility e show dog. O objetivo principal do trabalho é, por meio da interação homem-animal dentro da Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais, promover e proporcionar os benefícios dos efeitos terapêuticos do contato com animais em prol da melhoria da saúde física, emocional e mental dos assistidos.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão