sábado, 5 de maio de 2012

Questionada ONG de proteção a animais



IVAN CARVALHO
Especial para O Diário
A União Internacional de Proteção Animal (Uipa), primeira ONG do Brasil com sede central em São Paulo, desconhece a existência de uma unidade na Região do Alto Tietê. A informação foi divulgada ontem, pela advogada e presidente da entidade, Vanice Orlandi, após receber inúmeras denúncias sobre maus-tratos a animais, na suposta "sede" de Mogi das Cruzes, localizada na Rua dos Vicentinos, 1.013, na Vila Natal. O endereço também é a residência de José Roberto de Almeida, que se intitula delegado regional da Uipa. De acordo com ele, existem documentos que comprovam sua ligação com a associação civil. "Sou representante da Uipa de São Bernardo do Campo", garante.
O presidente da Uipa da cidade do ABC Paulista, João Vicente Netcer, reconheceu Almeida com delegado regional, mas admite que a unidade é independente e não tem ligação com São Paulo. Além disso, Netcer admite desconhecer o local onde os caninos estão sendo cuidados por Almeida. "Confesso que nunca realizamos uma visita ou vistoria na residência de nosso representante, mas pessoalmente, ele me pareceu uma pessoa de boas intenções", comenta Netcer.
A presidente da Uipa de São Paulo, por sua vez, também desconhece os trabalhos da associação em São Bernardo do Campo. "Nossa entidade conta com 35 sessões e a mais próxima de Mogi das Cruzes, além da Capital, fica no Guarujá, no Litoral Paulista. Estamos em fase final de registro dos nomes de representantes e não consta o nome de José Roberto de Almeida. Para abrir qualquer associação ligada à Uipa é necessária a autorização da unidade de São Paulo", explica Vanice.
A página do site da Uipa de São Bernardo - uipasaobernardo.org - está fora do ar, mas segundo Almeida, existem documentos que comprovam seu envolvimento com a entidade. "Tenho registro do dia 22 de março de 2005, quando ingressei na Uipa. Esta não é primeira vez que esta pessoa (Vanice Orlandi) duvida de nosso compromisso com a associação. Tenho anos de luta contra a violência animal. Precisamos é contar com mais apoio em nossa região e não de pessoas que duvidam ou recriminam nosso trabalho", destacou Almeida.
Vizinhos da residência do representante da Uipa na Cidade reclamam do mau cheiro e das péssimas condições do local. Em frente à casa é possível ver uma grande quantidade de lixo e os moradores dizem que há animais com doenças dentro do imóvel. "É um absurdo, este homem (Almeida) está doente. Já cheguei a ver um cachorro no telhado embaixo de chuva. É uma vergonha. Precisamos fazer alguma coisa urgente, para o bem dos animais", disse uma colaboradora da Uipa, que preferiu não se identificar.
Outro morador conta que o barulho dos animais também incomoda. "Às vezes, não consigo conversar dentro de casa", frisou, também sem mencionar seu nome.
Em resposta às críticas da vizinhança, Almeida explica que conta com um grupo de mais de 40 pessoas que contribuem para reduzir a violência contra animais e que todos os cachorros alojados na sede da Uipa, na Vila Natal, estão vacinados e castrados. "Os doentes recebem os devidos cuidados e não há barulho", garantiu o delegado regional.
Interrogado se haveria a possibilidade de receber a reportagem de O Diário para fotografar os cachorros em sua casa, Almeida falou que estava em um compromisso, em Atibaia, e que estaria em Mogi apenas hoje. Segundo ele, uma senhora vai duas vezes por dia alimentar os caninos e limpar a casa. Mas, novamente questionado se a senhora poderia receber a equipe de reportagem, Almeida disse que por um problema de saúde, ela não estaria em condições de recepcionar a equipe. "Estou à disposição para qualquer esclarecimento e não vejo motivos para desconfiar do nosso trabalho", finalizou José Roberto de Almeida.
A Coordenadoria de Comunicação Social informou que a Secretaria Municipal de Saúde irá apurar as denúncias sobre a residência na Rua dos Vicentinos, na Vila Natal, e encaminhar o caso aos setores competentes para que sejam tomadas as providências necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão