quinta-feira, 3 de maio de 2012

Defensores dos animais querem festas académicas sem garraiadas

O Movimento Universitário pelos Direitos dos Animais (MUDA) apelou esta quarta-feira às organizações das festas académicas para não promoverem garraiadas, mas para a Queima das Fitas de Coimbra «a tradição é para manter viva».

«Manteremos viva esta tradição até que os estudantes queiram, mas se for por vontade deles, não se fará», disse esta quarta-feira à Lusa Ana Pinho, responsável pela tradição da Queima, que começa às 00:00 de sexta-feira, com a Serenata Monumental.

Em comunicado, o MUDA apela às comissões organizadoras das festas estudantis que «reconsiderem a realização de práticas violentas e de humilhação a animais» e considera as garraiadas «práticas desrespeitadoras da dignidade humana».

«Apelamos a todas as associações de estudantes e académicas para que, de modo exemplar, repudiem e retirem de qualquer atividade académica práticas que, ao ignorarem o próprio conhecimento cientifico produzido nas academias, inflijam sofrimento e humilhação a animais sencientes, capazes de sentir física e emocionalmente», refere a nota.

Na Queima das Fitas de Coimbra, «a garraiada propriamente dita» (que decorre dia 9, na Figueira da Foz), é um acontecimento em que «são soltas uma ou duas vacas e os estudantes brincam de forcados», clarificou Luís Amorim, comissário da representação institucional da Queima, em declarações à Lusa.

Antes da sessão com os estudantes, há uma tourada, «com cavaleiros amadores e forcados», acrescentou, garantindo que a garraiada «está longe de ser uma tourada normal em que o touro fica ensanguentado naquele jogo, há realmente a tourada mas a violência não é tão acentuada como nas touradas tradicionais».

«Todos os anos há imensa adesão, com centenas de estudantes», disse Ana Pinho.

A Garraiada, a par da Bênção da Pasta e da Serenata, é um dos «acontecimentos marcantes» que fazem com que a Queima das Fitas de Coimbra seja «uma festa académica única», no entender de Luís Amorim.

Segundo a tradição académica, precisou, os estudantes ficam na zona dos concertos, em Coimbra, «até às 6:00 da manhã, seguem depois em comboios (fretados pela organização) para a Figueira da Foz, dormem um bocadinho na praia, almoçam e, por volta das 14:30/15:00, vão para a Praça de Touros».

«No fim, os estudantes vão para o meio da arena mostrar à sociedade que estão fitados (pré-finalista)», acrescentou.

O MUDA sugere às associações académicas e de estudantes que «canalizem os recursos económicos e humanos investidos em práticas desrespeitadoras da dignidade humana, como as garraiadas, para uma maior mobilização e sensibilização para as dificuldades que a comunidade estudantil atravessa, ao invés da promoção de espaços de alienação».
vi24.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão