segunda-feira, 30 de abril de 2012

Milhares de animais aparecem mortos nas praias do Perú 30/04 2012 às 15:44


Várias espécies animais estão a aparecer mortas ao longo de 200 quilómetros da costa do Perú, entre as praias Piura e de Lambayeque. Pescadores, ambientalistas e autoridades governamentais estão preocupadas com o fenómeno, tendo já sido iniciada uma investigação por parte do Instituto do Mar.


O primeiro caso aconteceu no sábado, quando foram encontrados cerca de 1200 pelicanos mortos. Em declaração ao jornal peruano El Comercio, o presidente da Associação de Pescadores Artesanais de Puerto Eten, Francisco Ñiquen, contou que ao longo das praias do norte se podem ver dezenas de animais agonizantes, sem que nada possa ser feito para os salvar.


Por seu turno, o conservacionista Heinz Plengue informou que 60% dos 1200 golfinhos encontrados no mesmo período morreram recentemente.


Ambos os responsáveis dizem nunca ter visto uma mortandade como esta, considerando que o desastre ecológico pode ser consequência das explorações mineiras ou de um vírus que ataca os golfinhos e os pelicanos.


De acordo com um comunicado do Instituto do Mar, os animais morreram na praia e não no mar. Para apurar as causas da mortandade, foram recolhidos os exemplares menos deteriorados para serem analisados em laboratório.


“Na praia, observou-se a presença de cinco exemplares de lobos marinhos mortos, em avançado estado de decomposição e uma tartaruga totalmente deteriorada”, acrescenta o mesmo comunicado.

jn.pt/blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão