segunda-feira, 30 de abril de 2012

Centenas de pelicanos são encontrados mortos no Peru




Foto: Fabiola Valle/Ecology
Ainda não se sabe por que estão sendo encontrados mortos centenas de pelicanos e golfinhos nas praias do Norte do Peru. A situação está a deixar o Governo “profundamente preocupado”.
O Instituto do Mar do Peru (Imarpe) realizou um primeiro reconhecimento ao longo de 70 quilômetros de praias, na região de Lambayeque, e contabilizou 538 pelicanos mortos, informou no domingo o Governo peruano, citado pela rádio RPP. Já o jornal El Comercio fala em 1200 pelicanos mortos.
Os animais “encontravam-se em diferentes fases de decomposição, mas a maioria morreu recentemente”, indicou o Imarpe num relatório. As mortes terão ocorrido na praia e não no mar. Face à ausência de sinais externos que possam explicar este desfecho, decidiu-se realizar análises especializadas, sendo os resultados esperados para breve.
Inicialmente, os pelicanos foram encontrados por pescadores. O presidente da associação dos pescadores independentes de Puerto Eten, Francisquo Niquen, disse que os pelicanos agonizavam quando foram descobertos mas não havia nada a fazer para os salvar.
A morte destas aves está a preocupar pescadores e conservacionistas, tanto mais que se junta à morte de mais de 800 golfinhos registada, desde o início do ano, na mesma região.
Os especialistas consideram que a morte dos golfinhos se pode explicar por vários fatores, entre os quais um vírus ainda desconhecido e as explorações mineiras que decorrem naquela região do oceano Pacífico. No domingo, o Governo peruano disse que já tem os primeiros resultados das análises realizadas aos golfinhos mortos. Mas “ainda falta concluir diversos estudos” para determinar, “de forma conclusiva” as causas da morte dos cetáceos.
Além de pelicanos e golfinhos, as autoridades encontraram ainda cinco leões-marinhos e uma tartaruga em avançado estado de decomposição.
Fonte: Ecosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão