quinta-feira, 22 de março de 2012

Sessão da Câmara é marcada por presença de cachorros



Marcelo Lapola


Depois dos skatistas, foi a vez do Gada, o Grupo de Apoio e Defesa dos Animais, fazer um protesto inusitado no auditório do plenário da Câmara. Integrantes e simpatizantes do Gada levaram alguns cachorros para a sessão, em protesto contra o prefeito Du Altimari pela não elaboração da lei que prevê o repasse de verbas para a entidade. O assunto foi abordado na tribuna pelo presidente da Câmara, vereador Valdir Andreeta (PTB).


“O prefeito não consegue nem cuidar dos animais, que dirá das pessoas da cidade. É uma vergonha que ele não tenha enviado essa lei”, criticou Andreeta. Segundo o vereador, os atrasos e falta de se fazer a lei compromete o trabalho do Gada. No meio da sessão, vários guardas municipais adentraram o auditório do plenário para retirar os cachorros do local, o que causou protestos por parte do presidente da Câmara.


“Aqui quem comanda são os vereadores e quem manda é o povo. Minha revolta é mandar a Guarda Municipal aqui e tentar mandar. Foi ordem do secretário de Segurança mandar a Guarda para cá. Isso não se faz”, afirmou. Sérgio Desiderá apoiou Andreeta. “A bancada do PT na Câmara apoia o que o senhor disse. Aqui é um outro poder, é o Poder Legislativo. Não pode haver interferência”, afirmou o vereador.


O vereador Ricardo Campeão (DEM) ocupou a tribuna e falou sobre a polêmica envolvendo o secretário municipal de Finanças, Japyr Pimentel. Campeão exibiu cópia de um cheque destinado ao pagamento de um camarote do Carnaval que teria sido depositado na conta pessoal de Japyr. Ele disse ainda que a bancada do Democratas acredita na idoneidade do secretário municipal de Finanças, mas pediu explicações públicas ao secretário.


“Que ele pudesse nos fornecer os extratos bancários com as movimentações de sua conta, também dos anos anteriores. Exibiu cópia do recibo de compra de um camarote e cópia do cheque de pagamento deste camarote, que teria sido depositado na conta pessoal de Japyr Pimentel. “Que ele forneça então as movimentações de sua conta para garantir sua lisura e sua correção”, disse Campeão. O caso deverá ser tema de uma representação junto ao Ministério Público.


O vereador Sérgio Carnevale (DEM) também ocupou a tribuna para dizer que munícipes estão reclamando da falta de alguns medicamentos na rede municipal. “A informação é que alguns desses medicamentos só chegarão em maio. Pois é, a doença vai esperar até maio. Se chegar maio e não tiver, o cérebro da pessoa vai parar a doença, não é?”, ironizou Carnevale.


PÉ NO CHÃO


Andreeta exibiu um vídeo com um pronunciamento do governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante audiência realizada com o vereador e o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM) realizada na terça (20). “Quero trazer uma palavra de tranquilidade para os moradores do loteamento Pé no Chão. Serão tomadas todas as providências para que esta área seja transferida para a prefeitura de Rio Claro. Primeiro ela precisa ser transferida da Rede Ferroviária Federal para o Estado e em seguida poderemos fazer essa transferência para o município. Vamos correr o máximo para poder regularizar tudo”, afirmou o governador no vídeo exibido na sessão.


Em questão de ordem, diz o vereador Sérgio Carnevale: “O deputado Aldo Demarchi está de parabéns. Fizeram um terrorismo com essa questão, uma maldade que confundiu até mesmo o promotor público. Mas o deputado Aldo Demarchi foi em cima e resolveu a questão”, disse Carnevale. Juninho da Padaria (DEM) revelou que a Comissão de Constituição e Justiça se reuniu e já deu parecer pela legalidade no projeto de lei que propõe a exigência de ficha limpa para contratação de servidores, incluindo cargos de confiança. Julinho Lopes falou sobre um projeto que pede 8 mil moradias para Rio Claro, solicitado ao Programa Casa Paulista, do governo do Estado. Ao todo, cinco projetos foram votados na sessão dessa quarta (21). 
jornalcidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão