quinta-feira, 22 de março de 2012

São José dos Pinhais inova no controle de cães e gatos Qui,


Professores da rede pública vão difundir formas de controle


 


Professores do 5º ano da rede pública de São José dos Pinhais irão difundir informações sobre castração, guarda responsável e zoonoses. Eles participaram nesta quinta-feira (22) de um curso de formação continuada do Programa Municipal de Controle Ético da população canina e felina da cidade, na sede da Associação Comercial e Industrial de São José dos Pinhais (Aciap).

Através desse Programa realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a Prefeitura realizou durante todo o ano de 2011 um censo dos cães e gatos da cidade para castração gratuita dos animais. Desde julho de 2011, já foram registrados 2024 animais e 495 já foram castrados, evitando que se reproduzam.

Segundo dados levantados no censo, São José dos Pinhais possui uma proporção de população humana para cães de dois para um, ou seja, para cada duas pessoas da cidade, há um cachorro. O índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde é que a proporção seja de dez para um.

Entretanto, Larissa Rüncos, do Laboratório de Bem Estar Animal da UFPR e uma das palestrantes do curso, lembrou que as políticas de castração e campanhas realizadas pelo poder público não são o suficiente para sanar o problema da superpopulação. “É necessária a conscientização e a participação da sociedade nesta questão, e o papel dos educadores é muito importante, o de educar as pessoas para assumirem esta responsabilidade”, afirma Larissa.

De acordo com a veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dariane Catapan, a capacitação faz parte do concurso Veterinário Mirim, e foi elaborada pelos alunos do Projeto de Extensão Universitária “Controle de Zoonoses e Educação pela Guarda Responsável”, do Departamento de Medicina Veterinária, em parceria com a Divisão de Guarda Responsável da Prefeitura.

“Este curso é a primeira etapa do programa. As escolas receberão o material didático para os alunos, eles assistirão peças teatrais e vídeos institucionais e produzirão trabalhos sobre o que aprenderam. Os resultados destes trabalhos serão premiados no concurso Veterinário Mirim”, explica.

O diretor pedagógico da secretaria de Educação de São José dos Pinhais, Cassio Moletta, explica que um dos principais problemas da superpopulação de cães e gatos e zoonoses é a falta de informação e ações educativas. “Os professores trabalham com um elemento concreto da nossa realidade e buscam incentivar a prevenção do problema e principalmente a guarda responsável”, detalha.

O Programa Municipal de Controle Ético da população canina e felina atua no controle de zoonoses, incentivo da guarda responsável, prevenção e educação, censo e castração dos cães e gatos do município. O programa foi regulamentado pelo Decreto Municipal nº35, de 2 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão