quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SINTRA Crise aumenta abandono de animais domésticos

 

 

 

crise p Em tempos de crise, os animais de companhia são das "primeiras vítimas" das dificuldades económicas das famílias. Em dois meses, o canil de Sintra acolheu 441 animais, alguns deles atirados por cima de um muro durante a noite.

REPORTAGEM: Crise aumenta abandono de animais domésticos em Sintra (C/VÍDEO E FOTOS)

Há várias décadas que o canil municipal de Sintra - que deverá passar em breve para um novo edifício - se encontra num espaço temporário, insuficiente para acolher a quantidade de animais que ali chegam e aguardam a adoção numa sala diminuta. Lá fora há outra divisão, construída por voluntários, que consiste num barracão com um telheiro.

Dada a falta de espaço, os gatos foram colocados a cerca de dois quilómetros, num dos locais mais visitados por turistas, a Quinta da Regaleira.

Segundo os responsáveis do canil, a época de verão é tradicionalmente aquela em que se encontra nas ruas um número maior de "animais errantes", mas este ano esse número está a ser agravado pelas dificuldades económicas das famílias portuguesas.

"Há um aumento considerável de animais a serem entregues e a serem abandonados. Isto já é uma altura complicada por natureza, por causa do fenómeno das férias, a juntar também às questões da crise, com mudanças de habitação e desemprego", diz à agência Lusa Alberto Garcia, responsável do gabinete médico-veterinário do município.

dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão