sábado, 28 de janeiro de 2012

Cavalos passam sede e fome em São Bernardo (SP)

 

cavalos

Quinze cavalos estão confinados às margens da Estrada Velha de Santos, em São Bernardo (SP), sem comida ou água. Comedouros e bebedouros vazios e ausência de grama no terreno obrigaram os animais a comer pedaços de madeira de um barraco onde vive o tutor dos animais.

Roque Dutra, 57 anos, afirmou que ocupa a área há 25 anos. Ao ser questionado sobre a magreza dos animais, ele disse que dá comida para eles, mas assumiu que está doente e não consegue cuidar deles adequadamente. “Eles comem madeira porque estão estressados.” Há outras criações, como galinhas e patos, mas estes encontram insetos na terra, enquanto os cavalos seguem sem se alimentar. Todos estão pele e osso e alguns têm marcas de feridas no couro.

Uma das veterinárias do Centro de Controle de Zoonoses esteve ali no sábado, acompanhada de dois guardas ambientais. Ela chegou a afirmar que o correto seria remover os cavalos para o CCZ, mas disse que o setor destinado aos animais de grande porte está lotado.

A Prefeitura, porém, explicou que o CCZ só pode remover equinos quando oferecem risco à saúde ou estão em vias públicas. A administração municipal informou ainda que a Secretaria de Gestão Ambiental esteve no local ontem (27) e notificou o tutor dos animais por maus-tratos pela segunda vez. Dutra teria se comprometido a regularizar a alimentação dos cavalos.

Fonte: Diário do Grande ABC

Um comentário:

  1. Gostaria de saber novas noticias da materia dos 15 cavalos confinados? Alguem ja tomou providencias concretas (poder publico ou privado), não podemos deixar cair no esquecimento!! Me avisem no e-mail: sacgfc@hotmail.com

    ResponderExcluir

verdade na expressão