sábado, 28 de janeiro de 2012

Estudos sobre animais saem dos laboratórios e entram nas ciências humanas Disciplinas como Filosofia e Sociologia começam a discutir a fronteira entre o ser humano e os outros animais


Nas universidades, houve uma época em que os animais pertenciam à esfera da ciência. Ratos corriam por labirintos nos laboratórios de Psicologia; vacas mugiam nos celeiros da Veterinária; macacos se agitavam nas gaiolas dos departamentos de Neurociência. Além disso, nas mesas de dissecação dos alunos de graduação, rãs preservadas se mantinham em um silêncio sepulcral.
Do outro lado do campus, nas salas de reuniões e salas de aula de Artes Liberais e Ciências Sociais, onde nunca se serve ração de macaco e todos os labirintos são feitos de palavras, a atenção dos estudiosos estava firmemente fixada nos seres humanos.
Isso mudou.
Neste semestre, os calouros de Harvard poderão cursar uma disciplina intitulada "Humanos, animais e ciborgues". No ano passado, Dartmouth ofereceu o curso "Animais e mulheres na literatura ocidental: potrancas, vacas e víboras". A Universidade de Nova York disponibiliza a disciplina "Animais, pessoas e seres intermediários".

Os cursos são parte do campo crescente, mas ainda indefinido, dos Estudos Animais. Até agora, de acordo com Marc Bekoff, professor emérito de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Colorado, a área inclui "qualquer coisa que tenha a ver com a maneira como seres humanos e animais interagem". Arte, Literatura, Sociologia, Antropologia, Cinema, Filosofia, Teatro, Religião -- há animais em todas elas.

O campo, em parte, baseia-se em uma longa história de investigação científica que tem obscurecido a distinção outrora nítida entre seres humanos e outros animais. Já se mostrou que outras espécies têm aspectos linguísticos, utilizam ferramentas e possuem até mesmo fundamentos morais. Ele também deriva de uma área chamada de Estudos Culturais, a partir da qual a academia, ao longo dos anos, voltou sua atenção para seres humanos ignorados e marginalizados.

ultimosegundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão