quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produtos à base de tubarão deixam de ser vendidos

É preciso considerar não apenas os benefícios, mas a origem dos produtos que adquirimos

 

 

 
tuba

De ameaçadores nas telas do cinema – retratados como ferozes predadores no filme de Steven Spielberg –, os tubarões hoje são vítimas de massacres apenas por uma sopa ou por um pequeno pingente feito com os seus dentes. Assim como no resto do mundo, estes animais também estão desaparecendo de forma acelerada nas águas brasileiras, causando danos graves ao ambientes marinhos, ameaçando a pesca e empobrecendo o mergulho recreativo.
A fim de não contribuir mais com a matança destes bichos, desde o dia 1º de janeiro, a rede Mundo Verde suspendeu a venda de produtos derivados de tubarão em todas as suas lojas.
“Após estudos e avaliações, a empresa concluiu que as praticas para a obtenção da substância, por meio da mortandade sem controle e insustentável de tubarões, em todo o Planeta, são totalmente contrarias aos propósitos da rede Mundo Verde”, resume o diretor de Marketing da empresa, Donato Ramos.
A decisão tem por base estudos apresentados pelo Projeto Divers For Shark (Movimento Mundial em prol da Defesa dos Tubarões) e avaliação do Projeto de Lei em trâmite no Ministério do Meio Ambiente, que prevê a proibição de quaisquer produtos que contenha insumos de origem de animais em extinção.
“A Mundo Verde será a primeira empresa a apoiar o Movimento Divers For Shark - fundado em Janeiro de 2010 pelo instrutor de mergulho Paulo Guilherme Cavalcanti, mais conhecido como “Pinguim” e pelo escritor e ecologista José Truda Palazzo.
É uma iniciativa que está mobilizando a comunidade global de mergulho e simpatizantes para impedir a extinção dos tubarões”, afirma Ramos. “Acreditamos que esse movimento será de grande expressão nacional, até mesmo global; e que a nossa participação pioneira irá reforçar o propósito da marca Mundo Verde e conscientizar nossos clientes sobre o risco de extinção das espécies de tubarões”, acrescenta.
As restrições à captura dos tubarões no Brasil são praticamente inexistentes, além de não haver áreas protegidas para tubarões onde sua pesca seja efetivamente proibida. “Existe um comércio internacional bilionário e clandestino de barbatanas de tubarão no Brasil, onde a matança criminosa é generalizada, o que correspondem a centenas de milhares de animais mutilados”, informa.
Produtos similares

Segundo Ramos, não eram produtos muitos procurados e, a boa notícia para o consumidor é que a loja dispõe de outros produtos com a mesma funcionalidade como alternativa. Ele explica que o suplemento Cartilagem de Tubarão é à base de cálcio, fósforo e sulfato de condroitina, uma substância proteica utilizada como auxiliar em doenças como artrite, artrose, osteoartrite, osteoporose e dores em geral. Essa substância possui efeito analgésico e anti-inflamatório. “Por isso, muitas pessoas utilizam o suplemento para alívio da dor e edema”.
Como coadjuvantes no tratamento da artrite, Ramos enumera opções que atuam no organismo de forma mais eficaz, como cápsulas de óleo de peixe (fonte de ômega 3 que possui excelente ação anti-inflamatória, além de melhorar a lubrificação das articulações); chás de unha-de-gato e garra-do-diabo (possuem ação anti-inflamatória, sendo eficazes no tratamento da artrite, diminuindo edema e dor); e chá de canela em pau, erva doce e semente de mostarda (inibem uma enzima que participa do processo inflamatório que o organismo responde com dor. Substâncias fenólicas que são liberadas na água quente do chá diminuem os processos inflamatórios reduzindo as dores). “Lembramos que o uso dos produtos é apenas coadjuvante no tratamento. É fundamental combinar com uma alimentação equilibrada e seguir o tratamento médico recomendado”, acrescenta.
Filosofia “verde”
tuba1

diariodonordeste

 

 

Em 24 anos, o Mundo Verde se consolidou como pioneira e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). “O segredo de sucesso não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável”, reforça.
Hoje, a rede Mundo Verde recebe diariamente mais de 150 mil pessoas em cerca de 190 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo uma franquia em Portugal. Aos adeptos da filosofia “verde”, a rede oferece cerca de dez mil itens, desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do Planeta.
“Atualmente temos quatro lojas em Fortaleza. A cidade representa a terceira maior venda da região Nordeste, atrás apenas de Salvador e Recife, e a quinta maior do Brasil”, afirma Ramos. Acrescentando que o Estado tem grande importância no plano de crescimento da rede, o diretor de Marketing informa que projeta inaugurar mais três a cinco lojas na cidade até 2015. “Assim como está em nosso planejamento expandir nossa atuação em outras cidades do Estado: Juazeiro do Norte, Sobral, Caucaia e Maracanaú”.
Samira de Castro
Repórter
Propósitos
"As práticas para obtenção das substâncias derivadas de tubarão são totalmente contrárias aos propósitos da Mundo Verde".
Donato Ramos
Diretor de Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão