quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ovinos são montados por crianças em rodeios americanos

da Redação)
Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet
A temporada dos rodeios continua firme nos Estados Unidos, o que significa que um grande número de crianças está participando de uma atividade que tem sido considerada uma das “mais estranhas” de todas em um rodeio: o “mutton busting” que pode ser traduzido por “farra do carneiro”. Originalmente um evento que se costumava colocar entre apresentações, o “mutton busting” é uma versão infantil para os rodeios. As informações são do One Green Planet.
Crianças pequenas, geralmente com idades entre 4 e 7 anos, são colocados sobre animais que, agitados e assustados, saltam para tentar tirar as crianças de suas costas. Os participantes são instruídos a segurar firme e procurar ficar sobre o animal o maior tempo possível – geralmente uma questão de segundos, até caírem na terra, com a face manchada de pó e os olhos vidrados de lágrimas.
O “mutton busting” tem sido classificado como abuso infantil por alguns grupos ativistas de direitos animais, apesar de sua inclusão em rodeios nos Estados Unidos, principalmente no Texas, no Colorado, na Califórnia e em Wyoming. De acordo com Tommy Giodone, presidente da Tommy G Productions e líder organizador de eventos “mutton busting” por todo o país, milhares de crianças participam dessas atividades todos os anos. Mas, como o evento não tem fiscalização nacional, é impossível saber exatamente quantas crianças estão envolvidas – ou quantas crianças ficaram feridas. O mesmo vale para os ovinos, o que tem preocupado os ativistas, desde que a prática apareceu pela primeira vez na década de 1980.
“As crianças podem se machucar – de vez em quando fraturam braços”, disse Giodone. “Mas eu vou ser o primeiro a dizer que, se eu não tenho todos os animais, eu não tenho um show de verdade. E se você não cuidar de seus animais, você não tem um bom show”.
Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet
Ele explica que as ovelhas que ele aluga para seus eventos são animais criados para as indústrias de carne e de lã, o que os torna mais fortes e mais resistentes do que as outras raças, e por isso são menos propensos a se machucar quando transportam crianças ansiosas sobre suas costas, embora a maioria dos eventos imponha um limite de peso. Nos rodeios de Houston, por exemplo – um dos maiores eventos de “mutton busting” no país – só se permite a montaria de crianças de cinco ou seis anos com peso entre 15 kg e 25 kg.
Segundo Glennon Mays, professor especializado em gado da Escola de Medicina Veterinária da Universidade A&M do Texas, as ovelhas tendem a fugir do confinamento, e não está claro se elas saltam por perceber as crianças amarradas às suas costas. Tanto ele como Giodone especularam que a criança tem pouco a ver com as ovelhas se movendo, mas sim a mentalidade de rebanho. “Ovelhas querem estar na segurança do rebanho”, disse Giodone. “Colocamos uma ovelha em uma das extremidades da arena e uma outra que esteja na outra extremidade correrá para estar com ela”.
Mas Gemma Vaughn, do PETA, disse que o oposto é verdadeiro: as ovelhas simplesmente correm para fugir, assim como Mays sugeriu. “Basicamente, estes animais são mantidos dentro de uma rampa e depois forçados a ter crianças sobre seus corpos”, disse Vaughn. “Eles percebem as crianças como agressores dos quais devem desesperadamente tentar escapar”. Ela acrescentou que o trauma emocional é amplificado pela dor física que é ignorada – os animais muitas vezes têm suas orelhas e rabos deslocados e arrancados conforme as crianças tentam segurar.
Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet
Então, dado o perigo provável para as crianças e para os animais, por que as pessoas continuam a inscrever seus filhos no evento? De acordo com Giodone, as crianças são loucas para participar deles, elas “simplesmente gostam”. “Nosso show deixa as crianças serem crianças”, acrescenta ele.
Ken Wittenkiend, pai de uma “campeã” de “mutton busting” chamada Zoe, concordou. “Quando Zoe viu pela primeira vez o evento, foi isso”, disse Wittenkiend. “Ela só queria fazê-lo. E quando ela competiu novamente, ela ganhou e passou a uma nova rodada na Califórnia…ela se diverte. É divertido para eles”.
Se é divertido para os animais, no entanto, ninguém se preocupa em responder. “Não ferimos o animal”, diz Giodone repetidamente. “É por isso que nós trazemos o animal certo para o show. As ovelhas que estamos usando são criadas para serem mortas. Nós estamos mantendo-as vivas”.
Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet
Mas mantê-las vivas para quê? Wittenkiend disse que, assistindo à participação de Zoe nos eventos, ele nunca viu qualquer tipo de equipamento de proteção para as ovelhas. Ele e Giodone afirmam que as condições de vida das ovelhas são “mais do que respeitáveis”, mas os animais são transportados de um lugar para outro em um trailer e passam pouco tempo ao ar livre, para que possam estar “no ponto” – ou melhor, no ponto de estresse – para a interação com as crianças.
“Esse evento ensina as crianças que os animais podem ser perseguidos por diversão”, disse Vaughn. “Se as pessoas querem educar as crianças sobre os animais, nós incentivamos a participação em atividades humanas. A criança pode aprender assistindo a programas como Nat Geo, ou pode aprender com a leitura de um livro. Esses eventos não ensinam nada sobre a vida dos ovinos, apenas ensinam como explorá-los de mais uma maneira”.

fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão