sábado, 22 de março de 2014

Milhares de animais morrem devido à seca em cidade colombiana


A seca que afeta o distrito de Casanare, na Colômbia,  já provocou a morte de milhares de animais, destruiu plantações e afetou o abastecimento de água a grande parte da população, informaram as autoridades colombianas.
A seca começou em dezembro passado, com temperaturas que oscilam entre 40/45ºC, e é atribuída pelas autoridades às alterações climáticas, à desflorestação e à atividade das indústrias agrícolas e petrolíferas, entre outras razões.
A ministra colombiana do Ambiente, Luz Helena Sarmiento, reconheceu na sexta-feira a gravidade da situação, que, de acordo com a imprensa, afeta uma área entre 250 mil e 300 mil hectares.
“Vamos determinar as zonas onde temos que construir poços imediatamente, onde temos que levar água para os bebedouros do gado”, disse a ministra, que sublinhou a necessidade de “começar a garantir também o bem-estar” dos habitantes.
De acordo com a governante, a causa da seca pode dever-se à expansão da atividade pecuária e à exploração petrolífera, que podem ter impacto no meio ambiente.
As situações mais críticas registram-se nos municípios de Paz de Ariporo, Hato Corozal e Trinidad.
Fonte: DN Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão