segunda-feira, 3 de março de 2014

Cresce o número de restaurantes veganos nos EUA

 Entrada do restaurante Good Karma. Foto: Divulgação
Entrada do restaurante Good Karma (Foto: Divulgação)
Um fato que se observa recentemente é o aumento no número de restaurantes veganos nos EUA, o que vem se mostrando uma forte tendência e deverá permitir maior acesso a esse tipo de alimentação – antes restrito, tanto devido ao preço, quanto ao fato de haver poucas opções de estabelecimentos – à população em geral. As informações são do One Green Planet.
Esse crescimento mostra que os restaurantes veganos estão realmente fazendo progressos. De acordo com a reportagem, foi um movimento que começou nos supermercados, quando as opções de produtos alimentícios sem proteína animal passaram a ganhar cada vez mais popularidade nos últimos anos. As empresas “start-ups” de alimentos veganos tiveram uma boa receptividade e notaram um grande mercado consumidor em potencial.
Cat Cora, uma famosa chef americana, disse ao USA Today: “Culturalmente, os pratos à base de vegetais estão se tornando a nova moda…os vegetais estão se movendo para o centro do prato”. Além de ser uma boa notícia para os animais, para o meio ambiente e para a saúde humana, isso explica a multiplicação dos restaurantes veganos.
Segundo a matéria, várias pesquisas em todo o país estão demonstrando que os EUA estão prontos para abraçar o estilo de vida à base de vegetais, ou pelo menos, uma mudança de hábitos nesta direção.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Technomic, uma consultoria especializada no segmento alimentício, 67% dos americanos afirmam que uma refeição vegana pode ser tão satisfatória quando uma versão não-vegana, e em um intervalo de um ano, entre 2012 e 2013, escolhas por vegetais em cardápios de restaurantes de todo o país aumentaram em 22%.
O artigo “10 Trends for 2014″ (10 Tendências para 2014) da Technomic traz a recomendação de “alternativas vegetarianas, de legumes e grãos a produtos à base de soja”, em referência aos altos parâmetros de proteína desses alimentos.
Citando outra pesquisa recente, a CBS News relatou que “mais da metade de 1500 chefs entrevistados pela Associação Nacional de Restaurantes consideravam pratos veganos como uma alta tendência para a culinária em 2011 (a matéria se chamava ‘What’s Hot in 2011′)”. As opções veganas obtiveram a classificação número 71 entre 226 tendências, superando cerveja orgânica e sobremesas modernas.
Isso mostra que o veganismo está fazendo incursões em redutos urbanos como Nova York e Los Angeles e que, mesmo se o restaurante não é inteiramente vegano, as pessoas estão começando a perceber que a tendência está conquistando espaço, e mesmo aqueles que não se intitulam veganos têm feito opções por tais pratos.
Muitos restaurantes nos quais seria improvável encontrar opções vegetarianas têm surpreendido a clientela. No ano passado, o Longhorn Steakhouse lançou o prato “Brussels Sprouts Au Gratin” (couve-de-bruxelas gratinadas) que, segundo o USA Today, tornou-se o prato popular mais solicitado, e agora o restaurante planeja lançar um risoto de abóbora. Embora nenhuma dessas opções seja totalmente livre de ingredientes de origem animal, de acordo com a reportagem, “é um passo impressionante, dentro de uma cadeia especializada em carne, apresentar um prato que tenha um vegetal como o ingrediente principal”.
Outra rede de restaurantes americana, a Applebee’s, também está aderindo à onda. Eles criaram o “Grilled Artichoke Sirloin”, um prato com alcachofras grelhadas, tomates assados​​, cebola e abobrinha, previsto para ser lançado na primavera, diz o USA Today.
Atualmente, é possível pedir refeições veganas em locais como Chili’s, Denny’s, ou P.F. Changs, redes famosas nos EUA. O site Eat Drink Beer oferece uma longa lista de opções, assim como o Vegetarian Resource Guide .
Redes veganas em expansão
Algumas redes de restaurantes abraçam totalmente a causa vegana. As duas mais conhecidas são o Veggie Grill e a Native Foods Cafe.
Veggie Grill oferece pratos como o “Crispy Chickn’ Plate”, feito com purê de batatas, molho de cogumelos e couve no vapor. Eles têm atualmente dezesseis lojas no país, e pretendem dobrar esse número nos próximos 18 meses. De acordo com o LA Times, as próximas  lojas serão em Los Angeles, no condado de Orange, em San Diego e em Seattle”.
Native Foods Cafe foi fundada in 1994 em Palm Springs, na California. A rede, que conta com diversas lojas na Califórnia, em Chicago, no Colorado e no Oregon, tem mais cinco lojas a serem inauguradas em 2014. Além do cardápio livre de ingredientes de origem animal, todas as lojas oferecem eventos comunitários e aulas gratuitas de culinária vegana.
Evolution Fast Food em San Diego, na Califórnia, é uma rede de fast food 100% vegana, com o sistema de “drive through”. Seu foco é o cuidado com a saúde, que eles afirmam aplicar “com o uso de produtos orgânicos, alimentos integrais sem açúcar refinado, sem xarope de milho rico em frutose, sem ingredientes transgênicos, sem aditivos e sabores artificiais, sem conservantes ou corantes, e sem colesterol”.
Segundo a reportagem, os restaurantes veganos do país surgiram e estão aumentando em número devido à pressão popular por alimentos livres de crueldade e por opções saudáveis, e os mesmos não só estão conseguindo atender a esta demanda como também estão alcançando altos níveis de qualidade culinária.
fonte: .anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão