quinta-feira, 6 de março de 2014

Biólogos salvam tubarão enforcado por corda plástica na Austrália


Um salvamento impressionante. Na costa sudeste da Austrália, um tubarão mangona apareceu enforcado por uma corda plástica. A pele dele já estava cortada, e ele quase não se mexia mais.
Essa é uma região muito popular para mergulho e observação da vida marinha. Robert Townsend, o pesquisador que coordenou a operação de resgate, conta que turistas viram o tubarão amarrado e avisaram os biólogos.
Começou ali uma incrível operação de resgate. Biólogos usaram um funil de plástico para capturar o animal machucado e levá-lo para a superfície.
“O mais problemático é você segurar esse animal de forma que ele não te morda e também pra que ele não se machuque ao se debater. Por isso é que tem aquele tubo plástico. É interessante por isso, limita o espaço do animal e facilita com que você abrace ele com aquele plástico”, explica Marcelo Szpilman, biólogo marinho.
Ao lado do barco, em menos de um minuto, com ajuda de uma tesourinha – dessas de escola – os mergulhadores cortaram o plástico e salvaram o tubarão. Depois, o bicho recebeu uma injeção de antibióticos.
“As pessoas descartam incorretamente pedaços de plástico e esses pedaços de plástico vão pro mar e acabam matando, prejudicando, várias animais, milhares de animais, aves marinhas, tartarugas, peixes e até os tubarões”.
“Poder salvar um animal desses e vê-lo nadar de volta para a natureza é uma das maiores recompensas que se pode ter”, conta o chefe do resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão