quarta-feira, 17 de abril de 2013

Governo inglês proíbe animais selvagens em circos a partir de 2015


AVANÇO


Por Monika Schorr (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A exploração de animais selvagens em circos itinerantes será banida dentro de dois anos, de acordo com anúncio recente do plano governamental inglês.
Mais de 30 mil pessoas assinaram uma petição do jornal “The Independent” exigindo a proibição dos animais em circos ao mesmo tempo em que o teor da proposta era aprovado, por unanimidade, pelos Membros do Parlamento.
Dois circos ingleses continuam a apresentar animais selvagens em seus espetáculos, amparados por licença oficial, apesar da enérgica oposição pública. Os circos exibem cerca de 20 animais, em sua maioria, camelos e zebras.
Após os votos da Câmara dos Comuns, Ministros comprometeram-se em proibir a utilização de animais selvagens e apresentaram um esquema de autorização especial no emprego destes animais, como medida provisória.
Este procedimento suscitou críticas por adiar por mais de um ano a publicação de plano detalhado para o banimento total de animais em circos e pela inexistência de um cronograma para sua execução.
Lord de Mauley, Ministro do Meio Ambiente, apresentou propostas para um Projeto de Lei que abolirá a apresentação de animais em circos a partir de 2015.
O conservador Membro do Parlamento, Mark Pritchard, proeminente militante pela causa, disse: “Fico muito satisfeito pelo fato do Governo ter, finalmente, escutado o Parlamento e a opinião pública.  Sinto-me honrado por ter podido desempenhar um pequeno papel na consolidação do banimento desta prática cruel contra tantos animais selvagens.”  Pritchard acrescentou, ainda: “Felicito o jornal ‘The Independent’ pela sua campanha implacável a respeito desta questão.”
O Governo, aparentemente, tratava do assunto com morosidade, apontando problemas de ordem prática e jurídica na elaboração da lei da proibição de animais em circos. Em um emocionado discurso na Câmara dos Comuns, em 2011, o senhor Pritchard revelou ter sido intimidado por membros do Governo, a mando de Downing Street (residência oficial do  Primeiro-Ministro Britânico), para que silenciasse sobre este tema.
A porta-voz do Departamento que trata de assuntos do Meio Ambiente, Rurais e da Alimentação comentou: “Nós anunciamos, em março de 2012, que era nosso intento banir a utilização de animais selvagens em circos itinerantes e estamos agora trabalhando na elaboração de um Projeto de Lei para atingir este objetivo.”
O tratamento cruel dispensado a Anne, uma elefanta asiática, foi um dos fatores preponderantes que ancorou a decisão dos Membros do Parlamento em proibir animais nos circos. Anne aparece em um vídeo, filmado por ativistas da defesa animal, que mostra a elefanta sendo chutada e espancada com um forcado pelo “tratador” do circo “Bobby Roberts Super Circus”.
No ano anterior, Roberts foi considerado culpado no julgamento de três denúncias que o acusavam de infligir sofrimento a um elefante usado em espetáculos. Ele foi condenado a uma pena de três anos em liberdade condicional.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão