domingo, 14 de abril de 2013

Gato deixa registro de suas pegadas em Manuscrito Medieval

Velhos amigos


Por Monika Schor (da Redação)
Desde as antigas religiões egípcias até o conto “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe e os atuais textos de humor da internet, os felinos têm desfrutado de um longo caso de amor com a literatura e a cultura. Porém, talvez nenhum outro felino tenha caminhado pela história da forma com que o fez um gato mediterrâneo, quando deixou pegadas nas páginas de um manuscrito do século XV de Dubrovnik, Croácia.
gato-deixa-registro-de-suas-pegadas-em-manuscrito-medieval
Foto: Emir O. Filipović
Enquanto folheava o manuscrito medieval em julho de 2011, Emir O. Filipović, professor e pesquisador da Universidade de Sarajevo, descobriu páginas do livro que estavam marcadas com as manchas de tinta em forma de patas de gato. O pesquisador tirou uma foto das pegadas para compartilhar com colegas e estudantes, a título de diversão. As informações são da National Geographic.
“Eu nunca poderia ter imaginado que essas impressões despertariam, futuramente, tamanha atenção,” escreveu Filipović em um e-mail.
Filipovic enviou a foto via Twitter para um colega, o historiador Erik Kwakkel, em setembro de 2012, mas seria apenas no começo deste ano que as impressões das pegadas do gato teriam gigantesca repercussão e divulgação nas redes sociais e na web.
“Não é muito comum um pesquisador encontrar assuntos curiosos enquanto explora arquivos e registros monótonos,” disse Filipović. Quanto maior o tempo gasto em vasculhar manuscritos, maiores as chances de se deparar com fatos inusitados.
No decorrer de sua pesquisa que começou em 2008, Filipović já encontrou pequenos rabiscos, fungos estranhos, iniciais elaboradas e decoradas, furos nos manuscritos provavelmente feitos por larvas ou outros insetos e até mesmo marcas d’água cuidadosamente elaboradas.
Enquanto a foto é espalhada pela internet como um gato divertido, Filipović espera que ela vá além disso e inspire maior interesse no Mediterrâneo Medieval.
“Esta foto poderia, talvez, encorajar pelo menos um pesquisador a dedicar mais tempo à história de Dubrovnik e seus arredores (Croácia, Bósnia, Sérvia) e de toda região do Mediterrâneo.”
A foto será apresentada no Álbum Interativo de Paleografia Medieval, uma compilação de exercícios de transcrição destinados a ajudar estudantes e interessados no assunto a entender os aspectos práticos da leitura de textos manuscritos, especialmente no que diz respeito a como decifrar a caligrafia medieval.
Mantido pela historiadora Marjorie Burghart da “European Association for Digital Humanities”, o álbum abrange os manuscritos do século IX ao século XV.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão