sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Duas mulheres são denunciadas por maltratar 59 animais em Araraquara (SP)


Duas mulheres, uma de 56 anos e outra de 44, foram denunciadas à Polícia Ambiental de Araraquara (SP) por suspeita de maus-tratos a 59 animais nesta quarta-feira (14), no bairro do Carmo. Oito cachorros e 51 gatos, sendo três mortos, foram apreendidos pelos policiais e encaminhados ao Centro de Triagem Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.
Segundo a Polícia Ambiental, várias denúncias foram feitas contra as moradoras da casa, localizada na Rua José Clozel. No local, os policiais, com ajuda de uma equipe do Corpo de Bombeiros, recolheram os animais que aparentavam estar doentes. Representantes da Secretaria de Assistência Social e de uma ONG de defesa dos animais também acompanharam a operação.
Cuidados
As duas mulheres, uma delas oficial de Justiça aposentada, relataram à polícia que recolhiam os gatos e os cães da rua para supostamente cuidar deles. “Elas estão sem noção e achavam que estavam cuidando dos animais, mas nem comida davam”, afirma Betty Roedel Peixoto, presidente do grupo SOS Melhor Amigo.
Casa onde 59 animais foram encontrados em Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
Segundo a Secretaria de Assistência Social, as mulheres não apresentam vulnerabilidade social, mas o caso será encaminhado à Secretaria de Saúde, já que elas podem apresentar algum distúrbio psicológico.
Os animais viviam dentro da casa, em meio a caixas amontoadas e entulho, segundo a Polícia Ambiental. Os três gatos mortos foram encontrados do lado de fora, na frente da residência.
Todos os animais foram encaminhados ao CCZ e apresentavam quadro de desnutrição, diarreia e lesões de pele. Eles foram medicados com antibióticos e anti-inflamatórios e deverão ficar no local por pelo menos uma semana.
Depois deste período de observação, os animais deverão ser levados para uma ONG e posteriormente deverão ser castrados e doados.
As mulheres foram qualificadas pela Polícia Ambiental e devem responder por crime de maus-tratos a animais. Segundo a Lei 9.605, de 1998, a pena é de três meses a um ano e multa. O G1 tentou contato com as mulheres no local, mas ninguém atendeu a equipe.
Animais maltratados foram encaminhados ao CCZ de Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
Fonte: G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão