quarta-feira, 6 de junho de 2012

No Ceará, ONG trabalha no resgate e salvamento de animais em extinção


A equipe faz uma quarentena nas piscinas da sede, dando leite preparado especialmente para o animal (Foto: Reprodução/NE10)
Amanhece no Ceará. Para muitos, o novo dia é de uma rotina puxada, marcada pelas mesmas ações diárias das obrigações e afazeres. Mas, para quem trabalha na Aquasis, uma Organização Não Governamental de proteção a animais, o novo dia é imprevisível. A ONG, criada em 1994 por alunos e professores das universidades federais e estaduais do Ceará, surgiu com base na preocupação de preservar espécies ameaçadas de extinção. Hoje, 18 anos depois, entre voluntários e integrantes da ONG, o “trabalho de formiguinha” permanece.
Eles combatem a extinção de quatro espécies: duas marítimas (peixe-boi e o boto cinza) e duas aves (soldadinho do Araripe e periquito cara suja). De acordo com a Organização, no litoral cearense só existem, em média, 50 peixes bois. Já os botos cinzas, na área do litoral do mucuripe (em Fortaleza), são pouco mais de 40. As aves somam cerca de 800 indivíduos de cada espécie, que só existem no Ceará.
“Esses animais estão em perigo extremo de extinção. Se não houver um trabalho de conscientização das pessoas, a tendência é piorar”, afirma a bióloga Carol Meirelles. E é preciso mesmo atenção para esses animais. Segundo a ONG, de 2000 até 2011, já encalharam no litoral cearense, 356 mamíferos marinhos, incluindo baleias, botos, golfinhos e peixes-boi. “E isso é só o que registramos, porque pode ter havido muito mais do que isso”, diz a bióloga.
Carol Meirelles  já trabalha há mais de 10 anos na Organização. O trato com os animais marinhos que encalham no litoral é feito tanto nas praias quanto também na sede da ONG, que tem uma infra-estrutura de duas piscinas para a quarentena dos animais menores, como os filhotes de peixe-boi.
Aliás, eles são uma das principais preocupações dos que fazem parte da Aquasis. Nos últimos anos os registros de encalhes de filhotes no litoral tem aumentado consideravelmente. Segundo a bióloga, esse aumento se deve à alteração do habitat ideal para o desenvolvimento dos filhotes ao lado das mães.
O peixe-boi, após o nascimento, passa pelo menos dois anos ao lado da mãe, e precisa de águas calmas e de preferência doce, para a alimentação. Os locais mais apropriados são os rios e mangues que existem no litoral do estado. Mas segundo a bióloga, os mananciais, principalmente no leste do Ceará estão sendo degradados. Além da poluição, a criação de fazendas de camarão de água doce estão mudando as condições naturais para os peixes-boi se desenvolverem. Sem espaço nos rios, o desenvolvimento desses animais tem acontecido no próprio mar. Mas, muitas vezes, os filhotes são levados pelas correntes marítimas e acabam encalhando no litoral.
Mesmo com o resgate realizado pela Aquasis, a sede no Ceará não possui infra-estrutura para fazer a total reabilitação do animal. No estado, a equipe faz uma quarentena nas piscinas da sede, dando leite preparado especialmente para o bicho, e assim que recuperam as forças do animal, ele é levado de avião, com o apoio do governo cearense, para o Centro de Mamíferos Aquáticos, localizado na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, onde o animal passa por todo o processo de reabilitação e depois solto no litoral de Sergipe ou Alagoas.
O peixe-boi, após o nascimento, passa pelo menos dois anos ao lado da mãe, e precisa de águas calmas e de preferência doce para a alimentação. (Foto: Reprodução/NE10)
Animais atendidos pela ONG
Com a saída do animal para outro estado, surge uma outra problemática: o envelhecimento da população marinha local. “Os animais estão indo para outra área, não estão permanecendo no litoral cearense. A nossa preocupação é que chegue o momento em que não haja mais filhotes, porque todos foram levados para reabilitação após o encalhe”, diz Carol.
Mas ainda há esperanças para esse problema. A Aquasis está construindo um novo centro de reabilitação com verba de um convênio com a Petrobrás. A ONG foi uma das poucas selecionadas no País para receber financiamento destinado a projetos ambientais. O novo centro terá tanques maiores, onde poderá ser feita toda a reabilitação do animal e a soltura no litoral cearense. O investimento do novo equipamento está em torno de R$ 2 milhões e tem previsão para ser inaugurado em agosto deste ano.
Fonte: NE10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão