quarta-feira, 6 de junho de 2012

Câmera flagra homem abandonando dálmata idosa amarrada em lixeira; cadela morreu



 Câmera de segurança flagrou o crime no dia 27 de maio no Mercado, em Maceió, próximo a Estação de Trem
“Ela passou 5 horas esperando que o tutor voltasse para lhe buscar, coisa que não aconteceu”. Nesta terça-feira (5), o Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM) divulgou um vídeoem que flagra o momento em que o tutor de uma cadela Dálmata a abandona amarrada em um lixeiro, nas imediações do Mercado da Produção, próximo a Estação do Trem.
O abandono foi registrado no dia 27 de maio e foi filmado por uma câmera de segurança de uma loja nas imediações. Populares perceberam que o dono não iria volta e pediu ajuda do GVAM. Segundo a câmera de segurança, até o momento em que o GVAM chegou, foram exatamente cinco horas de espera.
A voluntária Mayara Esteves foi quem realizou o resgate. No vídeo da para perceber que o animal ainda esperava pelo tutor e a voluntária teve que ganhar a confiança do animal para poder resgatá-lo.
Segundo o GVAM, a cadela estava bastante debilitada e aparentemente era idosa e esses podem ser os motivos que levaram o tutor a abandoná-la.
“Era visível que ela já tinha parido muita vezes e talvez por não servir mais a descartaram”, divulgou GVAM. “Animais de raça sofrem muito nas mãos de tutores mercenários, pois só eles só pensam no dinheiro que os animais lhes dão”, disse enfurecida a coordenadora da ONG, Luceli Mergulhão.
O animal foi encaminhado a uma clínica veterinária e apesar de todos os esforços do médico veterinário e do próprio GVAM, o animal não resistiu e veio a falacer.
“Gostaria que esse vídeo fosse visto por muitos e talvez assim possamos chamar atenção e mobilizar cada vez mais as pessoas de bem a ajudar a causa em prol dos animais”, disse Luceli.
Vale ressaltar que de acordo com o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98,”Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos “, abandonar ainda não está enquadrado nessa questão, mas a reforma do Código Penal, além de endurecer a lesgilação já existente, mudando de contravenção penal para crime atos de violência contra os animais, também torna abandono maus-tratos.
Hoje, praticar abuso ou maltratar animais é considerado uma contravenção penal, punida com pena de três meses a um ano de prisão. Pela proposta da comissão, o comportamento passa a ser crime, punido com um a quatro anos de prisão.
“Se essa lei for realmente aprovada, vai ser uma benção para todos que lutam em defesa dos animais”, finalizou Luceli.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão