sábado, 14 de abril de 2012

PETA premia jovem cientista como exemplo de que a ciência pode avançar sem o uso de animais




Foto: Reprodução/PETA

Nos Estados Unidos, uma estudante do ensino secundário criou um modelo que prevê o crescimento de células com câncer de mama sem o uso de animais. As informações são da PrensAnimalista.
A Organização “People for the Ethical Treatment of Animals” (PETA) entregou o “Prêmio Ciência Humanitária” à estudante do último ano do ensino secundário (equivalente ao ensino médio no Brasil) da escola “Palos Verdes Peninsula”, Shue Hee “Sophie” Kim, durante a Feira de Ciências do Condado de Los Ángeles,que aconteceu entre os dias 29 e 31 de março.
Shu Hee ganhou reconhecimento e um prêmio de 500 dólares por ter criado um modelo matemático que – com precisão – prediz o crescimento de células de câncer de mama em pacientes depois de terem recebido tratamento de radioterapia. Seu projeto também foi selecionado para ser apresentado na Feira Internacional de Ciência e Engenharia Intel (Intel International Science and Engineering Fair – Intel ISEF) que acontecerá em maio.
Quando comparados com resultados de testes in vitro que utilizam tecidos humanos, o modelo de Sophie prediz diagnósticos com precisão. Isto poderia ajudar os médicos a prever a eficácia dos tratamentos da luta contra o câncer de mama e outros tipo de câncer. Sophie desenvolveu seu modelo com a ajuda de um matemático da Universidade da Califórnia – Irvine.
“PETA está reconhecendo Sophie Kim por exemplificar tudo o que é correto na ciência moderna: usar a criatividade e a compaixão para encontrar maneiras de ajudar os seres humanos sem prejudicar aos animais” – disse a vice-presidente do setor de investigações em laboratório da PETA, Kathy Guillermo. “Animais [que estão] nos laboratórios precisam dessa nova geração de cientistas para tirar as pesquisas da Era das Trevas, e Sophie está preparada para estar entre aqueles que mostram o caminho”.
As pesquisas sobre câncer de mama baseadas em animais basicamente consistem em injetar substâncias químicas ou células cancerosas nos animais e em forçá-los a suportar o crescimento de tumores muito dolorosos até que morram ou sejam mortos. Estes estudos cruéis ainda não identificaram a cura para a doença, em parte, porque, como afirmou a fundadora da Coalizão Nacional contra o Câncer de Mama, Fran Visco: “Animais não refletem a realidade do câncer em humanos”.
Este foi o primeiro ano que a PETA promoveu esse prêmio na Feira de Ciências do Condado de Los Ángeles. O projeto é parte dos grandes esforços da organização para promover pesquisas humanitárias, progressistas e sem o uso de animais nas feiras de ciências. Em 2010, após negociações com a organização que promove o respeito pelos animais, a Intel ISEF adotou um “estatuto” que promove o uso de métodos que não utilizem animais e que incentiva os estudantes a utilizar alternativas que substituam a cruel experimentação animal.
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão