sexta-feira, 13 de abril de 2012

Maltratar animais é crime



Maltratar animais é crime
Michele Veleda dos Santos Haffele*

Certa vez na minha infância, eu passeava com minha mãe por uma rua e deparei-me com uma situação repulsiva: um homem espancava um cão que, em prantos, latia. Fiquei muito triste e até mesmo indignada ao presenciar essa situação.
Muitas pessoas, assim como eu, assistiam a terrível cena e comentavam sobre a atitude desse homem, se questionando sobre o motivo que o levou a agir de tal forma. Confesso que aquela ocasião ficou sempre guardada na minha memória. Mas o que mais me chamou a atenção, neste fato, foram as palavras da minha mãe (que hoje reconheço que são bem pertinentes para refletir sobre a situação atual em que se encontram inúmeros animais maltratados, abandonados e massacrados pela falta de respeito da sociedade ao seu semelhante), que disse o seguinte: “o caráter de um ser humano é julgado pelas atitudes que o mesmo tem com os animais”. Hoje, percebo que naquela época não consegui compreender o verdadeiro significado de suas palavras, mas atualmente elas fazem sentido para mim.
E relembrando deste fato que tanto me chamou atenção naquele período, julgo plausível abordar a questão da crueldade contra os animais, uma vez que atualmente é um dos temas mais abordados pela mídia televisiva e pelas redes sociais.
O que proponho a questionar neste artigo retoma as palavras que ouvi de minha mãe na infância. Se o caráter de uma pessoa é exposto na forma como ela trata um animal, ou seja, se a bondade ou maldade está estreitamente ligada a este fator, levanto o seguinte questionamento: O que motiva algumas pessoas a violentar brutalmente os animais? Será que isto ocorre pelo instinto de defesa? Pela falta de amor ao próximo? Pela frustração e estresse em que as pessoas vivem e acabam por descontar nestes seres indefesos? Por pura diversão ou entretenimento? Poderia ficar problematizando, aqui, inúmeros argumentos que explicassem tais gestos repulsivos. Porém, o fato é que nada justifica tais atitudes.
Entretanto, não estou expondo minhas palavras com o propósito de julgar as atitudes e o caráter das pessoas e classificá-las como más ou boas. O que pretendo neste contexto é problematizar estas questões e levar os leitores a refletirem sobre seus atos. O fato é que qualquer tipo de violência é crime, e com os animais não é diferente. Todos merecem respeito, carinho e segurança. E qualquer ato do ser humano que gere no animal algum tipo de sofrimento e risco de vida é visto pela Lei como “Maus tratos”.
Atualmente existem inúmeros e variados casos de brutalidade contra os animais, como: abandono, mutilação, tráfico, tortura, experiências, entretenimentos etc. Tais atos expõem estes seres a situações de risco, de dor e de sofrimento. Maltratar e torturar animais é crime ambiental de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605, de 1998; e dependendo da situação, a lei prevê a pena que pode ser de três meses a um ano de detenção para o agressor.
Finalizando esta reflexão, acredito que discutir sobre esta problemática é de suma importância, já que, um dos caminhos para amenizar a violência contra os animais é através de esclarecimento e denúncia. É fundamental da mesma forma, investigar os motivos pelos quais influenciam alguns seres humanos a agir com tanta crueldade e desrespeito, a fim de que a devida justiça seja exercida pela lei.

Licenciada em Pedagogia - Furg
jornalagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão