quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Peixe explica evolução de animais



Um peixe, conhecido como pulmonado-africano (Protopterus annectens), está sendo a resposta para explicar como seres aquáticos deram origem, pouco a pouco, a animais terrestres. Um estudo a respeito, feito por cientistas da Universidade de Chigado, nos Estados Unidos, foi divulgado ontem pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
O pulmonado-africano foi analisado por meio de vídeos que mostraram como os pequenos membros na região pélvica são responsáveis tanto por erguer o animal como por impulsioná-lo à frente. Vale lembrar: os peixes pulmonados são bastante usados em pesquisas em paleontologia por conta dos traços evolucionários únicos que possuem. Eles recebem esse nome por terem uma espécie de bexiga - diferente de um pulmão humano - que consegue fazê-los aproveitar o ar atmosférico para respirar.
Para Heather King, principal autora do estudo, os peixes pulmonados são importantes por poderem ser ligados tanto a peixes comuns como a tetrápodes, animais que andam em quatro patas.
Antes deste estudo, os pesquisadores acreditavam que essa capacidade bípede só tinha começado a surgir nos primeiros tetrápodes no passado. Agora, eles afirmam que a evolução do caminhar pode ter começado nos ancestrais deste pulmonado-africano.
Em laboratório, os cientistas criaram um tanque para verificar como os peixinhos usavam seus membros na região pélvica. O movimento deles foi gravado durante horas e em diferentes posições. No final do estudo, King e seus colegas descobriram que o animal usava os membros para emergir e para "disparar" na direção horizontal.
King acredita que a pesquisa mostra como as primeiras formas de locomoção mais próximas do caminhar humano podem ter surgido ao mesmo tempo nos primeiros tetrápodes e nos peixes pulmonados primitivos. Ou até antes, nos animais aquáticos.
Uma das teorias para a movimentação curiosa do peixe pulmonado-africano sustentada por King é a de que o animal inflava a parte da frente do corpo com ar. Isso fazia com que o peixe flutuasse mais e facilitasse o trabalho dos pequenos membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão