sábado, 17 de dezembro de 2011

Abandono de cães cresce 80% no Natal

Carinho é um dos 25 filhotes que estão à espera de adoção no Grupo Patas
Em Rio Preto, pelo menos 16 animais são deixados nas ruas da cidade todos os dias nesta época do anoJANAINA DE PAULA
janaina@bomdiariopreto.com.br

O número de abandono de cães cresce a cada dia. Nesta época, o índice aumenta ainda mais por causa das festas de final de ano. Em Rio Preto, pelo menos 16 animais são deixados nas ruas todos os dias. O número é 80% maior que em outros períodos. Na maioria das vezes, esses cachorros foram vítimas de maus-tratos de seus próprios donos.
De acordo com Clélia Maria de Carvalho, uma das integrantes do Grupo Patas, ONG que cuida de animais abandonados em Rio Preto, nas semanas do Natal e Ano Novo, a quantidade de cães deixados nas ruas deve dobrar. Na maioria das vezes, os cachorros são deixados amarrados em poste, árvores ou simplesmente jogados na sarjeta.
“As pessoas acham que os animais são objetos e que podem usá-los e jogá-los fora a qualquer hora”, disse Clélia. Na semana passada, três casos de maus-tratos de cães foram registrados na região. O que mais chamou a atenção foi o do Titã.
O cão foi enterrado vivo em Novo Horizonte, pelo dono. Ele ficou 12 horas dentro do buraco sem comer e sem beber água. O homem de 59 anos nega a acusação e diz que o animal cavou o buraco sozinho. Titã ficou cego de um olho. Ele está internado em uma clínica veterinária e deve ter alta na próxima semana.
Grupo patas
O Grupo Patas existe há sete anos. A ONG abriga hoje aproximadamente 300 cães. Desses, 90% foram maltratados pelos donos. Billy, um vira-lata de 2 anos, é um dos cães que vive no abrigo. Ele foi tirado do dono depois de levar uma machadada na cabeça. Por causa do golpe, o cachorro ficou cego do olho direito.
O animal passou por tratamento e já poder ser adotado. Além dele, outros 25 filhotes que vivem na ONG estão à espera de um lar. O Grupo Patas conta com a doação para manter os animais no abrigo. Qualquer pessoa pode doar ração, vacinas, medicamentos veterinários, casinhas, potes para alimentação e água, cobertores, caixas para transporte, material de limpeza e coleiras. Os interessados em ajudar ou adotar um cão podem ligar para os telefones            (17) 3012-3586       ou            (17)3022-1019      
redebomdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão