sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Notícias sempre presente - LOUKANIKOS, O VIRA LATAS QUE APARECE EM TODAS AS CENAS DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA NA GRÉCIA


Desde 25 de maio que gigantescas manifestações de rua têm acontecido na Grécia em protesto aos planos do governo. Com isso, centenas de fotógrafos, jornalistas e equipes de televisão movimentam-se pelas ruas fazendo a cobertura dos protestos e dos enfrentamentos da população com a polícia. Mas não há uma foto ou uma reportagem em que não apareça um herói diferente lutando ao lado do povo. É a presença deLoukanikos, um cão de rua que adora participar das manifestações com muita bravura.
Não tem um comício ou manifestação em que não apareçaLoukanikos em meio à multidão. E quando chega o momento do enfrentamento com a polícia, lá está ele logo na frente. Não há pedra, canhões de água ou gás lacrimogêneo que afugente o cão. Ele é mesmo um herói do povo. Assim, logo se tornou famoso no mundo todo.
Quando se fala sobre a Grécia, manifestações, governo, etc. a primeira imagem que aparece é logo a de Loukanikos. Um cão que se tornou o símbolo dos oprimidos pelo governo que tenta passar para o povo o resultado da crise.
O último ano tem sido muito tumultuado na política grega, principalmente com relação à dívida de 2010, o resgate da Unidade Européia e o FMI. Com tudo isso, o levante nas ruas é inevitável. De um lado, a população insatisfeita, e pelo visto até Loukanikos, do outro, a polícia de repreensão, como é comum na maioria dos países.
Na realidade, no passado havia outro cão, chamado Kanellos, que também participava nas manifestações, mas o mesmo morreu em 2008. Assim, outro cão de rua logo apareceu para substituir Kanellos, muita gente ainda pensa que é o anterior. Loukanikos é um cão vadio, o que chamamos par aqui de vira latas, mas que nem por isso deixa por menos, ao contrário, é muito valente e enfrenta sem medo os policiais.
A idéia do governo é a da austeridade, a mesma política adotada em outros países com total fracasso. Na Grécia o desemprego já chega a uma taxa de 16%, cortando mais postos de trabalho, promovendo uma retração adicional na economia.
Loukanikos parece até saber que desemprego e retração são sinônimo de menos comida, principalmente nas ruas onde ele vive, e por isso adere totalmente às manifestações. 
Na verdade, o que ele quer mesmo é se divertir. Tem dado certo, enquanto outros cães vadios fogem com medo das bombas,Loukanikos nem liga, ao contrário, quanto mais tumulto e barulho, mais se sente a vontade. Com isso, ganha admiradores em todo o mundo e a comida e carinho dos manifestantes é que não falta. Têm suas páginas na Internet, como Twitter, Facebook e outros e admiradores em todo o mundo. Um herói diferente que faz a alegria dos defensores. Leonardo Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão