Juan Carlos, o rei da Espanha, foi criticado por grupos de defesa dos direitos animais e por toda a sociedade espanhola por usar dinheiro do contribuinte para matar elefantes na África.
O episódio chamou a atenção da imprensa depois que o monarca (caçador apaixonado e ao mesmo tempo presidente de honra da divisão espanhola da organização meio ambiental WWF) sofreu um acidente durante uma caça em Botsuana. A viagem foi feita secretamente e só veio à tona por causa da queda que Juan Carlos sofreu ao tropeçar em um degrau. Ele fraturou uma costela e teve que ser transferido com urgência para Madri para realizar uma cirurgia.
O jornal El Mundo criticou duramente Juan Carlos por ter gastado 20.000 euros para participar de uma safári em meio a uma crise econômica na Espanha. Este é o valor pago por pessoas inconsciente por cada elefante morto em safáris africanos.
Em 2004, Juan Carlos já havia sido criticado por matar um bisão selvagem europeu na Polônia, uma espécie ameaçada. A Sociedade Polonesa de Defesa Animal na época disse ao jornal inglês The Guardian: “Nós mandamos uma carta ao governo em protesto. O único motivo pelo qual o animal for morto a tiros é porque a Polônia quer ter uma relação boa com a Espanha. O bisão foi vítima de políticas da União Européia. As leis deveriam proteger os animais da caça e não permitir que reis da Espanha atirem neles.”
Brigitte Bardot acusa o rei
Segundo reportagem da Reuters, a ex-atriz francesa Brigitte Bardot disse estar chocada e escandalizada com a notícia de que o rei da Espanha teria organizado um safári com o objetivo de caçar elefantes em Botsuana.
“É indecente e indigno de uma pessoa de sua importância. O senhor não vale mais do que os caçadores ilegais que roubam e saqueiam a natureza. Você é a vergonha da Espanha”, escreveu a ex-atriz em uma carta publicada por sua Fundação. “Espero que esta queda ajude a colocar suas idéias no lugar e que você passe a proteger a biodiversidade, na prática e não somente em colóquios e conversas”, disse Bardot.
Anda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão