segunda-feira, 16 de abril de 2012

magens mostram fuga de animais de zoo interditado em Limeira (SP)
















































Um vídeo feito por ativistas há três semanas durante uma madrugada mostra a fuga de animais doZoológico Municipal de Limeira (SP). O local foi fechado para a visitação há dois anos, mas os animais são mantidos em condições precárias.
No dia 1º de abril, o G1 noticiou que o novo zoo, em fase de acabamento, não passou pela vistoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que expede alvará para este tipo de parque e, por isso os animais são mantidos no local considerado pela própria Prefeitura como “inadequado”.
Na visita noturna dos ambientalistas, eles flagram jaulas destrancadas, cadeados abertos, sinais de vandalismo e muita sujeira dentro e fora dos ambientes dos animais. Um trecho do vídeo mostra um macaco fugindo do local reservado para ele no zoo. Ele sobe ao telhado, onde fica comendo uma fruta.
Depois da divulgação do vídeo na internet, a prefeitura fez algumas melhorias no zoológico, como a pintura de algumas áreas. Também garantiu que as jaulas são trancadas com cadeado e os animais bem alimentados.
Para o biólogo Matheus Felício, entretanto, estas alterações não são suficientes. “A condição, a realidade dos animais continua a mesma. Eles vão estar em jaulas inabitáveis, sem atividade para desestressar e sem sol. Então, doenças pulmonares acabam aparecendo”, disse.
Com informações do G1
Nota da Redação: Zoológicos não são ambientes saudáveis, pelo contrário: são verdadeiras prisões que condenam os animais a uma vida artificial, limitada às fronteiras curtas de jaulas e grades, distante da natureza à qual pertencem. Uma nova visão, biocêntrica e lúcida, precisa ser estimulada nas crianças desde cedo, para que se tornem adultos compassivos, não máquinas que reproduzem imbecilidades propagadas aos montes. É preciso reaprender a sentir e a pensar o mundo, de forma a não levar adiante culturas retrógradas, cruéis, injustas, especistas e absolutamente impeditivas da paz. Qual humano gostaria de viver dentro de uma jaula? Animais são seres sencientes, sofrem e sentem dor, possuem o direito à vida e à liberdade – tanto quanto nós humanos. Confiná-los é cruel, é um ato contra a vida.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão