domingo, 25 de março de 2012

Investigadores Desvendam Mistério de 165 Anos



Todos os anos, pelo Outono, uma das aves migratórias mais misteriosas do planeta, o andorinhão-preto-americano (Cypseloides niger), deixa os seus locais reprodutivos na América do Norte e… desaparece. Como muitas outras aves, este andorinhão desloca-se para Sul durante o Inverno, mas para onde exatamente?
Cypseloides niger
De facto, esta migração era tão intrigante que os ornitologistas consideravam-na mesmo um dos maiores mistérios do ramo, pois durante 165 anos (desde que a espécie foi descoberta) nunca ninguém viu esta ave durante o Inverno.
No entanto, o mistério foi agora, finalmente, desvendado.
De acordo com um estudo publicado recentemente na Wilson Journal of Ornithology, a colocação de dispositivos geolocalizadores em quatro aves, permitiu saber o rumo que percorrem estas aves assim que “desaparecem”. E o destino misterioso é: a floresta tropical brasileira.
A descoberta veio em boa hora, pois está-se a tornar necessário encetar esforços para proteger estas e outras aves migratórias. Os pesticidas têm colocado em causa a principal fonte de alimentação destes andorinhões – insetos voadores – e agora que se descobriu para onde vão no Inverno, é possível que também estejam a enfrentar problemas devido à desflorestação que ocorre nas florestas brasileiras. As estimativas sugerem que em 2050, mais de 30% da cobertura florestal no Brasil tenha sido destruída, com consequências drásticas para um grande número de animais.
Mundo dos animais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão