segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tártaro em cães pode levar a infecções e meningite

140523cachorrogatotartaro
Enquanto muitos tutores de pets nem mesmo sabem da existência de profissionais como os dentistas veterinários, a boca de seus cães segue aberta para a entrada de uma série de problemas e complicações que podem se tornar ainda mais graves quando ignorados ou não tratados.
Assim como no caso dos seres humanos, o tártaro na dentição também é um problema real no mundo dos cachorros – surgindo em função do acúmulo de restos de alimentos nos dentes do animal, que forma uma placa de bactérias e pode causar problemas que vão muito além das simples e conhecidas cáries.
Ao contrário do que muitos possam acreditar, não é somente a saúde oral dos cães que sofre com o tártaro. Sem o tratamento e a higienização correta, a placa bacteriana que se forma nos dentes pode entrar em contato com vasos sanguíneos do bicho e se expandir para muitas outras regiões do corpo, provocando infecções generalizadas e doenças graves como a meningite.
Para evitar este tipo de problema na saúde do seu pet canino, a solução é a mesma adotada pelas pessoas: escovação diária dos dentes. Embora boa parte dos tutores não tenha este costume,escovar os dentes dos cães todos os dias e realizar visitas periódicas ao dentista veterinário são medidas fundamentais para manter a higiene oral e afastá-lo de problemas como o tártaro (também conhecido como cálculo dentário).
Devendo ser realizada, pelo menos, três vezes por semana, a escovação dos dentes de cachorros jamais deve ser feita com as escovas ou pastas dentais usadas pelos humanos – já que, os produtos voltados para as pessoas podem prejudicar os animais, e o mercado já oferece tais acessórios específicos para o cuidado oral de cachorros entre os seus produtos.
Além da falta de higiene, alimentos não produzidos especificamente para animais também podem favorecer o aparecimento do tártaro nos seus dentes e, por isso, uma dieta balanceada e composta por rações e petiscos é sempre a melhor opção pra manter seu bichinho saudável e longe de problemas.
Para os que não conseguiram fazer a prevenção, é bom ficar de olho nos sinais que o animal dá, buscando identificar a existência de complicações bucais e do tártaro. Mau hálito, falta de apetite e dor ao mastigar são alguns dos sintomas mais clássicos do cálculo dentário nos cães. Tendo em vista que essa placa de bactérias pode causar problemas na boca, nos rins, no fígado e até no coração dos pets, não hesite em levar o seu bichinho à um dentista veterinário ao notar estes sinais.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão