domingo, 25 de maio de 2014

Cidade americana proíbe animais em circos graças à ação de estudantes

Foto: Usien/Wikimedia Commons
Foto: Usien/Wikimedia Commons
Graças à ação de estudantes de ensino médio de duas escolas americanas, a Prefeitura do Condado de Ketchum em Idaho (EUA) decidiu proibir o uso de animais selvagens em circos da cidade. As informações são da One Green Planet.
A proibição foi aprovada com unanimidade um mês após os alunos das escolas Sage e Burrell School terem levado o “Elephant Student Project” ao Conselho da cidade, projeto que desenvolveram como estudo independente com a ajuda da apoiadora local da Animal Defense International (ADI), Maya Burrell.
O uso de animais selvagens em circos tem levantado grandes controvérsias por todo o mundo, devido ao tratamento desumano aos animais. Uma série de países já deu um passo adiante, banindo essa exploração, e os Estados Unidos encontram-se em discussão sobre uma ampla proibição nacional. No entanto, ainda não há sequer leis aprovadas para proibir animais em circos em nível estadual; uma lei desse tipo foi apresentada ao Congresso no início do mês.
Elefantes usados em circos, por exemplo, são forçados a realizar performances com o uso de instrumentos como bastões elétricos e “bull hooks” (ganchos metálicos pontiagudos que machucam, perfuram e ferem a pele sensível desses animais), peças que consistem em verdadeira tortura. Se os animais não têm um desempenho de acordo com o desejado, eles são privados de comida e água ou são completamente ignorados pelos treinadores por horas ou dias.
Animais selvagens são destinados a viver na natureza, e sofrem traumas físicos e emocionais quando são forçados a viajar pelo país dentro de uma jaula, executando performances. O trabalho apresentado pelos estudantes destacou o tipo de abuso que os animais experienciam em circos itinerantes, bem como os vários riscos à segurança do público que o uso desses animais pode representar.
A votação unânime pela proibição de animais em circos na cidade de Ketchum certamente mostra que a apresentação dos alunos funcionou, e é um exemplo da ação de jovens para mudanças a favor dos direitos animais.
Nota da Redação: No Brasil, os estados de Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro,São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais têm legislação que proíbe o uso de animais em circo. O Pl 7291/06, de autoria do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que tem como objetivo proibir animais em circos em todo o país, se encontra pronto para pauta no plenário e consta como prioridade. Escreva para o Presidente da Câmara, o Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e exija a aprovação do projeto com urgência:
fonte:http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão