sábado, 31 de maio de 2014

Deputado quer banir venda de fígado de ganso em todo o país

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Brasil pode ser o primeiro país da América Latina a banir em seu território a comercialização do prato francês foie gras (fígado de ganso). Tramita na Câmara Federal um projeto de lei, de autoria do deputado Eliene Lima (PSD-MT), que visa a proibir a comercialização de produtos alimentícios que contenham em seus ingredientes fígado de ganso. O argumento do PL 7.125/2014 é de que a iguaria é obtida a partir de um método cruel com as aves.
“O foie gras nada mais é do que uma doença do fígado, causada por uma alimentação forçada durante quatro semanas, na qual os fígados dos gansos e dos patos incham 6 a 12 vezes o tamanho normal”, comenta Eliene Lima, acrescentando que para chegar a esse tamanho as aves são presas e forçadas, através de um cano de metal, a ingerirem uma grande quantidade de ração de milho. “Em alguns casos, colocam um anel elástico apertado no pescoço da ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração. Esse processo ocorre de 3 a 5 vezes por dia durante até 21 dias”, explica o parlamentar.
Enquanto a proposta, bem recebida pelos defensores dos direitos animais e pelas organizações de proteção, não é aprovada e sancionada, o parlamentar apela para a piedade do consumidor final. Ele argumenta que se as pessoas não comerem mais foie gras, não será economicamente mais viável a comercialização e produção da iguaria. “Com isso os gansos e os patos continuarão sendo úteis apenas na ornamentação dos lagos e quintais”, finaliza.
Fonte: A Tribuna MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão