domingo, 25 de maio de 2014

MUSICOTERAPIA ONG usa Beethoven, Bach e Mozart para acalmar cães em Piracicaba (SP

Cães de ONG em Piracicaba dormem ao som de música clássica (Foto: Caique de Souza/acervo pessoal)
Cães de ONG em Piracicaba dormem ao som de música clássica (Foto: Caique de Souza/acervo pessoal)
Obras de Mozart, Beethoven, Bach, além de outros grandes nomes da música clássica são usadas para acalmar cães da ONG Vira Lata Vira Vida, em Piracicaba (SP). A entidade abriga cerca de 380 animais que sofreram abandono ou maus-tratos e, segundo Caique de Souza, presidente da instituição, os bichos ficaram mais calmos e mudaram o comportamento depois que a musicoterapia foi implantada no local, em abril.
“O resultado é impressionante. A música começa a tocar e, 15 minutos depois, os animais mudam o comportamento de maneira positiva. Eles ficam mais relaxados e calmos. Alguns até deitam e dormem”, relatou Caique.
ONG usa musicoterapia para acalmar cães (Foto: Caique de Souza/acervo pessoal)
ONG usa musicoterapia para acalmar cães
(Foto: Caique de Souza/acervo pessoal)
Segundo ele, há muito tempo a equipe da entidade sonhava com a implantação de um sistema de musicoterapia na ONG, mas a falta de recursos financeiros impedia a compra. O “sonho” foi concretizado com a ajuda de voluntários.
O presidente da ONG ressaltou a importância dotratamento alternativo. “Já é sabido que o comportamento animal é um reflexo do dia a dia e do histórico de vida deles e que muitas das alterações de humor estão relacionadas ao estresse causado por mudanças na rotina, como perdas afetivas, entrada de um novo membro na matilha, trocas de ambientes. É aí que a musicoterapia para que eles fiquem mais tranquilos.”
O sistema de som está instalado nas baias dos animais e fica ligado de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 15h. Durante os sábados, os peludos também ouvem música clássica. Os aparelhos são ligados logo de manhã e só é desligado no final da tarde.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão