quinta-feira, 29 de maio de 2014

Suprema Corte da Índia proíbe rinhas de cães e de galos

Foto: Reprodução
Foto: Shutterstock
Conforme publicado recentemente pela ANDA, a Suprema Corte da Índia proibiu todos os tipos de corridas e performances envolvendo bovinos, incluindo as lutas de bois e o “jallikattu”, um festival anual em que homens perseguem touros para pegar prêmios amarrados a seus chifres. Qualquer violação dessa proibição é passível de punição sob a Lei de Prevenção à Crueldade aos Animais. Agora, em outro movimento a favor dos animais pelo mesmo Tribunal, o veto estende-se às rinhas de cães, galos, e outras crueldades. As informações são da Ecorazzi.
Mesmo já sendo anteriormente consideradas ilegais perante a lei, as rinhas de galos ainda acontecem nas localidades de Andhra Pradesh, Karnataka, Kerala, Maharashtra, Punjab e Tamil Nadu, e as rinhas de cães continuam ocorrendo em Haryana e Punjab. Essas rinhas são eventos abusivos que usam animais para entretenimento humano sem respeito por suas vidas e segurança. Ao final de cada rinha, os animais estão seriamente machucados ou mortos.
A ordem do Supremo Tribunal para o Conselho de Bem-Estar Animal da Índia (Animal Welfare Board of India – AWBI) e para os governos estaduais da Índia é a de que sejam protegidas as “cinco liberdades” dos animais: a liberdade de saciar a fome e a sede; a liberdade do desconforto; da ausência de dor, ferimentos e doenças; a liberdade do medo e da angústia, e a liberdade para expressar o comportamento normal. Ele também ordena que os governos “tomem medidas para evitar a imposição de dor ou de sofrimento desnecessários aos animais”, e pede que o AWBI certifique-se de que tutores animais não estejam envolvendo os mesmos em rinhas contra outros animais ou seres humanos.
Aqueles que desejarem denunciar rinhas de cães ou de galos na Índia podem enviar um e-mail para whistleblower@petaindia.org.
Fonte:http://www.anda.jor.br/29/05/2014/suprema-corte-india-proibe-rinhas-caes-galos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão