quinta-feira, 15 de março de 2012

Morte de touro Jocko deixa vacas do mundo inteiro de "luto"

Vacas leiteiras ao redor do mundo estão de "luto" pela morte de Jocko Besne, considerado o terceiro touro de reprodução mais potente segundo a Creavia, cooperativa agrícola que criava a fera na França. O animal, que morreu de causas naturais, deixa para trás ao menos 400 mil descendentes.

Jocko teve uma carreira de 17 anos de doação de cerca de 1,7 milhão de amostras de esperma usadas na França e no exterior para manter viva a raça de gado Prim'Holstein, a principal variedade de vacas de ordenha preto-e-branco usadas na França.

"Uma estrela internacional da raça Prim'Holstein, esse touro atingiu referência inquestionável e estava em terceiro lugar globalmente em termos de uso", afirmou a Creavia. A organização acredita que ele possa ter ajudado a gerar entre 300 mil e 400 mil descendentes. Oficialmente, ele é creditado como pai de ao menos 161.888 animais em 21 países, já que nem todas as nações mantêm registros.

"Apenas na França, as filhas de Jocko Besne estão presentes em 23.370 fazendas", disse a Creavia em comunicado. Nascido em 1994 em uma fazenda pertencente ao criador Gildas Fertil, Jocko se aposentou no ano passado e morreu no começo deste mês. Ao invés de se tornar carne premium para consumo, seu corpo será enviado ao museu de história natural de Paris, onde sua façanha será estudada.

terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão