domingo, 11 de março de 2012

Óleo de palma:mal para a nossa saúde, ruim para o planeta




Em Bornéu e Sumatra, orangotangos têm vindo a fazer ninhos nas copas das árvores há milhões de anos. Como um orangotango farfalha e quebra os ramos, manchas de sol são criados que fazer cócegas no chão da floresta e incentivar jovens árvores a crescer. Desta forma, a floresta se regenera e serve como um guerreiro na luta contra a mudança climática global.
Neste lugar bonito, onde algumas árvores são tão especializados que suas sementes só podem germinar se passou através do intestino de um orangotango, uma espantosa 20.000 espécies de plantas floríferas, 3.000 espécies de árvores, e 300.000 espécies de animais podem ser encontrados, de acordo com Diga não ao óleo de palma, a este link.
Este ciclo de vida única foi interrompido, de uma maneira horripilante, por causa de aumentar o desejo em todo o mundo para o óleo de palma.
O óleo de palma, que vem do fruto da palmeira de óleo Africano, tornou-se o queridinho de ambos os indústria de cosméticos e na indústria alimentar.
Na verdade, a demanda mundial por óleo de palma mais do que duplicou o consumo de alimentos tem subido, de acordo com este artigo por Marc Gunther.
Para obter uma lista de alimentos e produtos para cuidados pessoais que contêm óleo de palma e como você pode evitá-los, clique aqui.
Mas o óleo de palma é bom para você, certo? Se você acredita que executivos da indústria e suas bem financiadas cientistas, você provavelmente acha que sim. Afinal, o óleo de palma não é uma gordura trans, certo? Não, não é uma gordura trans, mas isso não significa que seja bom para você.
Em 1997, os investigadores concluíram que britânicas ácido palmítico, que é o que o óleo de palma é constituído, aumenta os níveis de colesterol no sangue. Para saber mais sobre os efeitos na saúde do óleo de palma, clique aqui.
Apesar dos efeitos negativos óleo de palma de saúde, a demanda é crescente.
Mais de 90 por cento do habitat do orangotango tenha sido sacrificado com a motosserra, o trator e para a fogueira por causa disso. Uma área do tamanho de 300 campos de futebol é limpo a cada hora em Bornéu e Sumatra, segundo Diga não ao óleo de palma.
Cem anos atrás, havia 315.000 orangotangos vivendo em Sumatra. Esse número caiu para menos de 7.000, de acordo com o orangotango de Sumatra Sociedade.
Orangotangos de Sumatra, estão desaparecendo em um ritmo tão rápido que eles podem se tornar extinto dentro de 50 anos, SOS relatórios. Essa tragédia é agravada pelo fato de que orangotangos atravessando fazendas de petróleo de palma são muitas vezes um tiro.
Estes grandes macacos não são as únicas criaturas que sofreram.
O rinoceronte de Sumatra, asiáticos rinoceronte, elefante pigmeu, Sun Bear, leopardo nublado, Macaco narigudo e Sumatra Tiger também foram fortemente impactadas, de acordo com Diga não ao óleo de palma.
Devido a esta galopante desmatamento e da queima que está associado com ele, as emissões de efeito estufa da Indonésia de gás são a terceira maior do mundo, informou Gunther.
"Os incêndios anuais em Sumatra e Bornéu afetam as atividades humanas como o norte distante como Cingapura e Kuala Lumpur, o aterramento de aviões, diminuindo, negócios e causando problemas respiratórios", disse Michelle Desilets, diretor executivo da Land Trust orangotango. "Estima-se que o custo de perda de receitas a partir deste é na casa dos bilhões de dólares anualmente."
Desilets também notar que os animais no caminho da queima estão em risco e pode ser afectada pela enorme nuvem de fumaça que encobre a região.
"A produção sustentável de óleo de palma na Indonésia e Malásia já representa a maior ameaça para os orangotangos", Desilets disse.
Noventa por cento dos jovens órfãos no Survival orangotango de Bornéu (BOS) Nyaru Fundação Projeto Menteng vêm de áreas de palma, disse ela. BOS executa o projeto, que evoluiu de um conceito desenvolvido por Desilets e sua melhor amiga, Lone Droscher Nielsen. A organização estima que existam entre 30.000-40.000 orangotangos em Bornéu deixaram.

"Várias centenas de orangotangos foram resgatados da morte certa nas plantações de óleo de palma", disse ela. A maioria foi transferida para as florestas de segurança em outros lugares. A Land Trust orangotango, com sede em Derby, Reino Unido, BOS apoios e todas as três organizações trabalham em conjunto.
Desilets trabalha para encontrar atividades que vão beneficiar os projetos que ajudam os orangotangos, parcerias coordenadas para projetos, pesquisas de fontes de financiamento, e luta para acabar com a produção sustentável de óleo de palma. Ela também viaja para os projetos várias vezes por ano e se preocupa com os órfãos.
Ao seguir estes passos simples, você vai melhorar sua saúde e as vidas das criaturas da floresta também. Para mais informações, entre em contato com o Land Trust orangotango aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão