segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto de controle populacional de animais abandonados é prioridade em Uberaba (MG)


Departamento de Zoonoses promove feiras de adoções e somente no ano passado, 275 animais foram adotados (Foto: Reprodução)
O Departamento de Controle de Zoonoses realizou mais de 450 castrações de animais, entre cães e gatos, no ano passado. Neste ano, a unidade continua com a mobilização do projeto de Controle Populacional dos Animais de Pequeno Porte (cães e gatos), sendo considerada uma prioridade para o último ano da gestão do peemedebista Anderson Adauto.
O projeto que prevê a castração; introdução de chips de identificação do animal; bem como a ampliação e modernização das instalações físicas do canil, está em fase de requisição. Após o fechamento, ele será encaminhado para licitação. Ainda não existe uma data prevista, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que é prioridade de governo.
Segundo o levantamento, em 2011 foram capturados 1.485 animais considerados doentes, ‘agressivos’ e com risco epidemiológico. Segundo o diretor do Departamento, André Luís Ribeiro, estes são os quesitos para o recolhimento dos animais, pois coloca em risco a saúde das pessoas. “O animal sadio é de inteira responsabilidade do tutor”, disse, acrescentando que 143 animais ditos agressivos ficaram em observação e cinco foram resgatados pelos tutores.
Sobre as adoções, no ano passado 275 animais, entre cães e gatos, foram adotados. Segundo o diretor, este número é significativo, pois o departamento promove feiras de adoções e também mantém ponto fixo na sede, situado à avenida Tutunas, 658, no bairro Tutunas. Para adotar um animal, o interessado deve apresentar idade igual ou superior a 18 anos, portar comprovante de residência e documento. Caso a pessoa seja menor, ela deverá estar acompanhada pelo responsável. (JFS)
Fonte: JM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão