quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OBJEÇÃO de CONSCIÊNCIA - você sabe o que é?

teste

Muitos brasileiros desconhecem o fato de que NINGUÉM pode ser obrigado a tomar parte em experiências com animais. Seja nas faculdades, seja na pós-graduação.
Esta possibilidade de não se associar ao crime e à tortura de animais é um DIREITO LEGAL que poucos conhecem, e menos anda exercem. O que assistimos é a um enorme número de estudantes se submetendo ao que MANDAM os professores, sentindo-se intimidados e ou com medo de represálias em sua vida acadêmica.
O fato é: enquanto os alunos se acovardarem diante das intimidações, não conseguiremos PROVAS, DENÚNCIAS com nome, o que na prática quer dizer que vão CONTINUAR MATANDO nas universidades de quinta categoria em todo o país, sem que haja qualquer justificativa "científica", além do INTEIRO DESRESPEITO da ÉTICA e da verdadeira ciência, hoje praticada nos grandes centros acadêmicos de renome internacional.

teste1

O que é Objeção de Consciência? Posso me recusar a fazer experiências em Animais?
Essas são perguntas que muitos não sabem responder. Muitos alunos se perguntam se serão obrigados a se envolver em situações que DESAPROVAM eticamente, sob pena de reprovação ou de serem maus vistos.
Este desconhecimento acaba fazendo com que certas pessoas se SUBMETAM às regras de algumas instituições, que ainda insistem em praticar este crime.
Crime? Sim, porque existem alternativas muito mais eficientes de ensino e de pesquisa hoje à disposição.
É apenas uma questão de onde as instituições preferem investir seu dinheiro.
Muitas preferem o lucro fácil que vem da morte de seres sencientes, que não podem se defender por si mesmos.
Consideram "mais barato" MATAR e TORTURAR do que investir em instrumentos legítimos de pesquisa , aí sim, rigorosamente científica.
Não se limite a acreditar no que DIZEM a você. Faça a sua parte e ESTUDE a questão.
(Ao longo das próximas postagens, irei postando importantes referência de estudo para quem quer de fato entender porque isto tudo é hoje inteiramente desnecessário, produz falsos resultados, além de IMORAL e REPUGNANTE.)
Este é o site da Interniche Brasil. Aqui você encontra farto material sobre o assunto, bem como um acesso detalhado acerca da OBJEÇÃO de CONSCIÊNCIA, o recurso legal existente para quem se recusa a matar e torturar.
http://www.1rnet.org/
Um breve resumo do que você precisa saber:


OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA
Nenhum aluno precisa participar de aulas que envolvam animais vivos. Nenhum professor, ou diretor, pode puni-los, tirar pontos ou reprová-los por isso, pois você está amparado pela lei.
Isso se chama Objeção de Consciência.
A objeção de consciência indica o grau de consciência social em um Estado, a liberdade dos cidadãos desse mesmo Estado, bem como a intensidade da intervenção do Estado na esfera particular dos cidadãos. É oportunidade para a prática da democracia.
Imprima e leve consigo a lei a seguir, isso lhe garantirá o direito de não fazer essas aulas:


CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
- Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
Art. 5º §2º Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei.
§3º §6º É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
A ação individual de cada estudante, ao assumir esta posição ética, que lhe é legalmente assegurada,  é muito importante, abrindo as portas para que as universidades se vejam FORÇADAS a rever os seus "métodos" de ensino e pesquisa.
Infelizmente para os animais torturados e mortos nas universidades brasileiras de segunda linha, o que vemos é que pouquíssimos estudantes resistem e enfrentam à prática de experimentação animal no Brasil.
O que leva à perpetuação deste tipo de pseudo-ciência e ao interminável holocausto de animais entre as r paredes do que deveria ser uma instituição acadêmica, no rigoroso sentido do termo.
A partir do momento em que os estudantes formarem grupos, mesmo que de poucas pessoas, e se dispuserem a OBJETAR, com base em seu DIREITO LEGAL de fazê-lo, sem prejuízo para sua vida universitária, o que é um direito garantido por nossa lei maior, a Constituição Brasileira, todo este cenário de abuso, de denúncias anônimas, que impossibilitam o acesso aos verdadeiros fatos que ocorrem dento destas faculdades anacrônicas e sem acesso ao conhecimento científico contemporâneo é ético, imediatamente começará a mudar.
Vantagens óbvias para os animais, para os estudantes e para a QUALIDADE do ensino posto à disposição dos estudantes em estabelecimentos de segunda linha no Brasil
Veja informações de apoio ao estudante no site do Interniche:
http://www.1rnet.org/
AULAS
Você é contra e quer que as faculdades parem de usar animais durante as aulas?
- Pesquise e apresente alternativas aos coordenadores do curso;
- Denuncie as aulas que inflijam às normas do tratamento ético aos animais e lute para o fim da experimentação;
- Junte-se aos colegas que não são a favor das aulas e formem um grupo de ação;
- Envie cartas ao professor responsável, diretor, coordenador do centro, ou à algum membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (se existir) pela disciplina solicitando métodos alternativos para finalidades didáticas;
- Ninguém poderá lhe banir, reprovar ou prejudicar por se recusar a assistir as aulas (objeção de consciência);
- Fotografe e/ou filme os animais antes, durante e depois das aulas - provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.
O Que Fazer
Você gostaria que os testes em animais acabassem?
- Evite usar os produtos testados em animais.
- Conscientize as pessoas a não usarem produtos testados em animais;
- Imprima panfletos educacionais e distribua o máximo que puder:
- Estude sobre os métodos alternativos existentes, muito mais fidedignos do que os resultados pseudo-científicos obtidos pela experimentação animal e a vivissecção.
- Envie e-mails às empresas que testam informando que deixarão de usar os produtos enquanto elas testarem em animais.
- Mobilize as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo.
- Exija das empresas que parem os testem em animais.
- Incentive à adoção de métodos substitutivos.
Fonte: PEA  http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão