quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aficionados açorianos dos toiros afirmam que críticas de defensores dos animais não são éticas




Aficionados açorianos dos toiros afirmam que críticas de defensores dos animais não são éticas






Criadores e aficionados da tauromaquia na região dos Açores consideraram que as críticas de associações de defesa dos animais sobre os 2,6 milhões de euros estatais gastos na região nesta área não são éticas.
A ANIMAL e o Grupo Plataforma Açores, de defesa dos direitos dos animais, criticaram na quarta-feira que no arquipélago, desde 2004, tenham sido gastos mais de 2,6 milhões de euros estatais em actividades ligadas à tauromaquia.
Com base numa lista de despesas publicadas no site www.base.gov.pt (contratos públicos), as associações discriminaram à Agência Lusa várias despesas pagas à Associação Regional de Criadores de Toiros da Tourada à Corda, à Tertúlia Tauromáquica Terceirense e a várias pessoas, que somam aquele total.
Num comunicado, uma dezena de entidades aficionadas à tauromaquia na região dos Açores consideram que estas críticas não são éticas nem isentas.
"Será ético e isento confundir o acesso aos apoios comunitários das explorações agrícolas, incluindo aquelas que possuem gado bravo, com dinheiros públicos atribuídos pela Região Autónoma dos Açores? Será ético e isento difundir os cachets dos artistas, sem difundir o retorno (valor da receita das bilheteiras) de um espectáculo que é pago e que é dos poucos espectáculos culturais no país que é auto-sustentável? Não, não é isento, nem ético", afirmam.
Estas entidades – entre as quais a Tertúlia Tauromáquica Terceirense e a Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda - criticam ainda que "se lance a suspeita sobre pessoas e organizações que dinamizam e sustentam a actividade cultural taurina".
A Tertúlia afirma-se ainda "uma associação de utilidade pública, reconhecida como tal, transparente nos actos e nos objectivos, respeitadora da lei e das ideias".
Segundo a ANIMAL, para a contratação do toureiro El Juli para as Sanjoaninas 2009 foram gastos, por exemplo, 60 mil euros. A associação indica o gasto de 40 mil euros para a contratação do cavaleiro Luís Rouxinol para Sanjoaninas 2010 e 57.500 euros para a contratação do toureiro Miguel Angél Perera para as Sanjoaninas 2010.
Para a ganadaria Rego Batalha, através de subsídios do Instituto da Agricultura e Pescas, a ANIMAL refere o pagamento de 1.745.394,30 euros.
(ES)
http://hardmusica.pt

(Isto é que é gostar de se amostrar! Que bonito abraço, amigos para sempre) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão